Policial

Operação da PF contra fraude em benefícios previdenciários mira MS

Foto: Divulgação/Polícia Federal Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal informou ter deflagrado nesta terça-feira (20) a Operação Policial “Escambo”, para combater a prática ilegal de concessão de benefícios previdenciários de aposentadoria por idade e auxílio-maternidade a segurados especiais na condição de trabalhador rural.

Segundo a corporação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, dois em Sena Madureira, no Acre, e outro em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

“Durante as investigações, que começaram em maio de 2017, a PF identificou como possível irregularidade a declaração de atividade rural ideologicamente falsa, não comprovação de efetivo exercício de atividade rural, inserção de dados no sistema atestando indevidamente a qualidade de trabalhador rural”, detalharam os federais.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, art. 171, § 3º, do Código Penal, falsidade ideológica, art. 299 do Código Penal, e inserção de dados falsos em sistema de informações, art. 313-A do Código Penal, corrupção eleitoral, art. 299, do Código Eleitoral, com penas de até 12 anos de reclusão.

A Polícia Federal reforçou ainda que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição nos crimes de sua atribuição, mas que as diligências policiais foram cumpridas em total observância às normas sanitárias de prevenção ao COVID-19, sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.

Quanto à investigação conduzida pela Polícia Federal no Acre, a denominação de “Escambo” significa troca de bens ou serviço sem uso de moeda ou qualquer tipo de troca ou permuta.

Comentários