Política

Em reunião extraordinária, CCJR aprova PL que obriga instalação de elevadores para macas

PL que obriga instalação de elevadores que possam transportar macas de forma adequada em construções de prédios públicos e privados novos segue para plenário. Foto: Alems PL que obriga instalação de elevadores que possam transportar macas de forma adequada em construções de prédios públicos e privados novos segue para plenário. Foto: Alems

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em sessão extraordinária, nesta quinta-feira (26), projeto de lei de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) que obriga a instalação de elevadores para o transporte de maca em edifícios públicos ou privados, destinados ao uso coletivo De acordo com a proposta, as edificações novas, planejadas e elaboradas após a entrada em vigor da lei e que tenham quatro pavimentos ou mais, ficarão sujeitas ao cumprimento da norma.

O elevador para transporte de macas deverá ser construído e instalado com as dimensões já disposta pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A porta deverá ter largura mínima de 1,10 metros, a largura interna do elevador deverá ter entre 1,20 a 1,50 metros e o comprimento interno do ascensor deverá ser de 2,20 metros.

Ao justificar a proposição, o deputado estadual Paulo Duarte relembra o direito de acesso à saúde, garantido pela Constituição Federal. "Essa é uma queixa constante de médicos, paramédicos, agentes do Samu, do Resgate e de ambulâncias que atendem o sistema médico-hospitalar de urgência e emergência e acabam por fazer a remoção de paciente por meio de escadas e que a demora no transporte pode, inclusive, ser fatal ao paciente”, explica.

A matéria segue agora para discussão e votação em plenário. Se aprovada a diretriz prevê aplicação de multa de 500 Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms), além da não cessão de autorização do projeto ou obra, conforme o caso.

Comentários