
O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) solicitou, nesta terça-feira (19), que sejam feitos reparos e melhorias emergenciais nas redes elétricas de cinco assentamentos rurais no município de Corumbá. A indicação será encaminhada à Energisa, pela Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul.
As comunidades dos assentamentos Taquaral, Paiolzinho, Tamarineiro, Tamarineiro II Sul e Jacadigo, em Corumbá, têm enfrentado sérias dificuldades em decorrência da precariedade na infraestrutura elétrica local. De acordo com moradores, postes de madeira instalados na região apresentam acentuado grau de inclinação. Em alguns casos, a inclinação é superior a três metros, colocando em risco a segurança dos assentados e comprometendo a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.
Além disso, os transformadores de 10 KVa que estão em operação atualmente são insuficientes para atender à demanda das residências e das atividades produtivas desenvolvidas nas propriedades, ocasionando constantes quedas de energia e prejuízos à população. “Outro problema, é a baixa tensão fornecida e que muitas vezes não atinge sequer os 110 volts necessários para o funcionamento adequado de aparelhos domésticos e equipamentos essenciais, resultando na queima dos mesmos, limitando as atividades cotidianas das famílias”, explica Paulo Duarte.
“Diante desse cenário, solicitamos a substituição dos postes de madeira comprometidos por estruturas mais seguras, a troca dos transformadores por modelos de maior capacidade e uma análise técnica detalhada da rede elétrica que permita corrigir as falhas na distribuição e estabilizar a tensão fornecida”, detalha o parlamentar. A proposição é um pedido da vereadora corumbaense Nanah Cordeiro.
Comentários