Política

PSB filia integrantes do governo André e seguidores de Marina

O final de semana foi de filiações e trocas de partidos em todo o Brasil e em Mato Grosso do Sul o Partido Socialista Brasileiro (PSB) especialmente em Dourados teve um saldo positivo. Na sexta-feira à noite na Associação Comercial e Empresarial de Dourados revelou possíveis candidatos a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa com as filiações de dois integrantes do governo André Puccinelli: José Carlos Barbosa, diretor presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e Teresa Cristina Correia da Costa - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

As filiações foram abonadas pelo presidente estadual do PSB Murilo Zauith prefeito de Dourados e o presidente do diretório municipal, professor Cláudio Freire. O evento foi bastante concorrido contando na mesa com as presenças do presidente do diretório municipal do PMDB, Geraldo Resende e do diretório municipal do PSDB Maurício Peralta.

Barbosinha, ex-prefeito de Angélica, pretenso candidato a deputado estadual deixou o Democratas (DEM) partido que militava a mais de oito anos. “Saio pela porta da frente e agradeço a todos os integrantes do DEM pela convivência harmoniosa”, disse Barbosa. Já a secretária Teresa Cristina não pertencia a nenhum partido político.

Além de ambos também assinaram ficha na solenidade de sexta-feira do presidente da Faems (Federação das Associações Empresariais do Estado), Antônio Freire a primeira dama Cecília Zauith, o Ex-BBB Fael Cordeiro e o radialista Antônio Neres (101.9). “Não sou muito de política, tenho muito o que aprender, mas estou aqui em nome dos meus amigos Murilo e Cecília Zauith”, disse o ex-BBB Fael, formado em veterinária pela Unigran – universidade da família Zauith.

Em seu discurso, Murilo propôs um pacto por Mato Grosso do Sul. “O mesmo pacto que propus por Dourados nas eleições quando reunimos quinze partidos, reunindo as forças de Dourados, hoje o PSB está renovado em Mato Grosso do Sul, está renovado no Brasil e vamos sim formar palanque nas eleições de 2014” disse Murilo.

Já o professor Cláudio Freire, enfatizou que o PSB veio de forma gradativa “passo a passo” construindo um grande projeto que agora começa a dar bons frutos estando a agremiação preparada para qualquer tipo de disputa em Mato Grosso do Sul, a começar pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos propenso candidato a Presidência da República em 2014.

Já Teresa Cristina Correia da Costa - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) nem comentou sobre pretensões políticas, mas seu nome é ventilado como futura candidata a deputada federal. Ela preferiu enaltecer o partido a qual escolheu e elogiar a postura de Murilo Zauith quando foi vice-governador de Mato Grosso do Sul, ao lado de André Puccinelli no primeiro mandato. “Sei que o PSB não é um partido novo, mas um partido renovado, um partido de ideias novas, de gestão moderna, tanto aqui no comando de Murilo como no Brasil com Eduardo Campos, o Murilo eu conheço desde que foi vice-governador e ajudou André Puccinelli a mudar os rumos de Mato Grosso do Sul”, disse a secretaria.

Mas no final de semana decisivo para quem pretendia mudar de partido ou se filiar em alguma legenda o PSB perdeu o deputado estadual Lauro Sérgio Davi. Ele trocou o Partido Socialista Brasileiro pelo recém criado O PROS (Partido Republicano da Ordem Social) que além de Lauro Davi conseguiu atrair o deputado estadual Osvane Ramos PT do B. A nova legenda ainda tentou atrair o deputado federal Marçal Filho (PMDB) mas não conseguiu seu intento. O presidente estadual, Mário Márcio Borges, já adiantou que o partido irá seguir junto com o senador Delcídio do Amaral (PR) na eleição de 2014.

“Conseguimos dois deputados e esperamos eleger mais dois na eleição ano que vem, a nossa meta é ter quatro representantes no legislativo estadual”, afirmou o presidente.

Em relação às alianças políticas, Borges anunciou que o PROS irá apoiar o senador Delcídio do Amaral na disputa do governo estadual. “Iremos coligar com o senador e apoiar a presidente Dilma Rousseff (PT) a nível nacional, vamos fazer campanha por esta dobradinha”, completou.

O deputado estadual Lauro David que foi eleito pelo PSB representando a bancada de Dourados só resolveu deixar o partido no ultimo prazo de filiação.

Já o deputado estadual Osvane Ramos, vinha anunciando desde quinta-feira (03) sua saída do PT do B comunicando oficialmente à imprensa que cobre os bastidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

"Quem tem lado e postura tem que ser respeitado no partido. O PROS nasce independente, tem uma grande capacidade de articulação. Estamos abertos para conversar com todas as forças políticas", disse Osvane.

Efeito Marina

Como a Rede Sustentabilidade teve o pedido de registro barrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), O PSB acabou acolhendo a ex-senadora Marina Silva. Consequentemente o prefeito Murilo Zauith, de Dourados, acolheu a líder do movimento Rede no Estado, advogada e ex-candidata a vice-governadora Tatiana Ujacow.

Depois que a ex-senadora confirmou, em evento realizado na tarde de sábado (5), a filiação ao Partido Socialista Brasileiro, Tatiana repetiu o gesto em Dourados, no encontro com Murilo. “Vejo isso tudo como uma união extremamente saudável, em defesa da ética na política, da transparência e por um projeto que reúne identidade de ideias”.

Para o presidente regional do PSB, o ‘abrigo’ oferecido pela legenda aos membros do Rede Sustentabilidade demonstra que a proposta do presidente nacional Eduardo Campos é de “fazer política com pessoas que querem o bem do Brasil, mesmo que isso seja alcançado com muita luta e boa vontade de todos”.

fonte: Dourados Agora

Comentários