Política

Zé Teixeira comenta desafios do agronegócio e destaca avanços em MS

Deputado Zé Teixeira durante entrevista para a Rádio e TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – Foto: Wagner Guimarães/ALEMS Deputado Zé Teixeira durante entrevista para a Rádio e TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – Foto: Wagner Guimarães/ALEMS

Em entrevistas realizadas na tarde desta terça-feira (15) para a Rádio e para a TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente do Parlamento e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, falou sobre os desafios do setor do agronegócio e analisou a situação atual do Estado, entre outros temas.

Durante as entrevistas, Zé Teixeira afirmou que o setor agropecuário de Mato Grosso do Sul e do País enfrenta dificuldades diversas, como juros elevados, alto custo de produção e falta de segurança jurídica, restando contar apenas com os humores do clima para ter bons resultados. O deputado também mencionou a redução no preço das commodities. “Hoje o produtor vende o milho, por exemplo, pela metade do preço de anos atrás. E o custo para plantar ficou mais ou menos o mesmo. Com isso, diminuiu a renda. Se vier mais um ano ruim, o setor produtivo não aguenta”, alertou.

Outro ponto enfatizado pelo parlamentar foi a burocracia relacionada à questão ambiental, o que, de acordo com ele, atrasa a produção e impede o bom aproveitamento do calendário agrícola. “Se você se atrasa para plantar, você não colhe. A burocracia não deixa o produtor caminhar. Não precisava ter essa burocracia toda”, criticou Zé Teixeira. “Temos uma lei, que é o Código Florestal. Tenho que manter, por lei, 20% de reserva. O resto não podia ter interferência do Meio Ambiente. Faço [nos 80% fora da reserva] o que quero: planto, crio boi, arrendo”, acrescentou.

O deputado frisou não ser contra as pautas ambientais e que é possível a conciliação entre o crescimento da produção agropecuária e a preservação do meio ambiente. “Eu defendo o cuidado com o meio ambiente. Aqui em Mato Grosso do Sul nós temos o Pantanal, o Cerrado. Acho plenamente possível aliar essas duas coisas: o agronegócio e a preservação ambiental”, disse.

Avanços – O deputado Zé Teixeira também falou sobre o atual Governo estadual, o de Eduardo Riedel, e o de seu antecessor, Reinaldo Azambuja. Ele elogiou a gestão do ex-governador e a continuidade das ações com Riedel. “O Reinaldo foi um governo de muita visão. Pegou o Estado num momento difícil, fez reformas importantes. O Riedel participou desse processo e, quando Reinaldo deixou o governo, havia mais facilidade financeira, muitas indústrias entrando, commodities em alta.”

Zé Teixeira destacou o avanço de Mato Grosso do Sul na comparação com outras unidades da Federação. “Hoje, Mato Grosso do Sul é o estado que mais devolve em investimento os impostos pagos pelos contribuintes. Temos a terceira melhor segurança pública do país. A saúde está melhorando, com construção e terceirização de hospitais”, exemplificou.

Trajetória – Nas entrevistas, Zé Teixeira também comentou sua trajetória na ALEMS, destacando os mandatos como 1º Secretário durante as gestões dos deputados Júnior Mochi e Paulo Corrêa. “Quando eu assumi a 1ª Secretaria, nós fizemos um planejamento para realização das obras”, afirmou. “Estou muito feliz de ter passado quatro anos aqui com o Júnior Mochi e depois mais quatro anos com o Paulo Corrêa”.

O deputado também lembrou que, durante sua gestão na 1ª Secretaria, foram devolvidos mais de R$ 30 milhões do duodécimo ao Governo do Estado. “Esse dinheiro foi destinado para a Saúde”, destacou. Ele mencionou, ainda, a realização do primeiro concurso público para 80 servidores e reformas, com atenção à acessibilidade, nas dependências da Assembleia, como estúdios da Rádio e TV ALEMS.

Programas – O deputado Zé Teixeira foi entrevistado pelas jornalistas da Rádio ALEMS, Lilian Veron, e da TV ALEMS, Gláucia Jandre. As entrevistas com o parlamentar serão veiculadas nos programas “Direto ao Assunto” (Rádio ALEMS – 105.5 FM) e “Visão Parlamentar” (TV ALEMS – Canal 7.2).

 

Comentários