Rural

Como preservar a sua produção de milho?

A safra de milho está chegando ao fim e com isso os agricultores se pegam sem opções para guardar aquele milho que ficou destinado para suas criações. É de costume ver, no caso de pequenos agricultores, os grãos serem guardados em paiols ou pequenos e despreparados armazéns, mas estes, muitas vezes trazem problemas para o alimento dos animais como pragas e umidade elevada.

Há diversas maneiras de se conservar o grão de milho, tanto ele estando na espiga quanto ele já estando a granel, não é uma tarefa difícil e nem muito cara caso estejamos falando de um pequeno agricultor e, para que você não tenha dúvidas sobre o armazenamento correto separamos algumas informações importantes que irão te ajudar.

ARMAZENAMENTO DE MILHO: ESPIGA

Esse tipo de armazenamento costuma ser feito principalmente por agricultores que querem estocar para sua criação de animais (sejam aves, bovinos ou suínos), pois, o custo para esse armazenamento é baixo, mas, em controvérsia as perdas são, a maior parte das vezes, maior.

Estruturas de madeira ou tijolos podem ser feitas para que haja uma melhor conservação, em ambos os casos é importante se certificar que ratos não irão entrar no ambiente e que o mesmo vai estar bem arejado para que as pragas e a alta umidade não chegue até os grãos.

No caso das espigas elas podem ser armazenadas com ou sem a palha, porém, é importante ter a consciência que as espigas com palha tendem a ser conservadas por um período maior de tempo.

ARMAZENAMENTO DE MILHO: A GRANEL

O armazenamento de milho a granel tem como vantagem a ocupação de pouco espaço o que é muito viável para agricultores que pensam em conservar mais de uma coisa no mesmo paiol ou armazém. O milho a granel além de ser ótimo para os animais ainda é uma opção para quem deseja conservar o grão para um novo cultivo.

Para o cultivo é importante que os grãos sejam muito bem armazenados para que não seja atacado por pragas e ainda é essencial que haja um bom isolamento em relação a umidade, pois, eles precisam estar secos o suficiente para que a semente se desenvolva.

Se o assunto é plantio o armazenamento mais viável é o em silo, pois, estes além de controlar a entrada de pragas ainda possuem um sistema de secagem que ajudará a semente estar preparada para a hora do plantio.

Como puderam ver é possível que se tenha um bom armazenamento em grandes ou pequenos espaços, investindo muito ou pouco por isso. Se você é um pequeno fazendeiro e precisa do milho para seus animais, você pode procurar pelos grãos em cooperativas e fundações que fazem a venda do milho. A maior parte das vezes o milho vem em granel e você poderá fazer o mesmo processo de conservação que citamos para com o milho em espiga.

Comentários