CORONAVÍRUS

Antes epicentro, Dourados agora aparece com risco médio em relatório sobre a pandemia

Além de Dourados, outras 13 cidades figuram com o mesmo nível de risco - Crédito: Reprodução Além de Dourados, outras 13 cidades figuram com o mesmo nível de risco - Crédito: Reprodução

Com 1.373 casos ativos de coronavírus (Covid-19) e 46 óbitos atribuídos à nova doença, Dourados foi classificado em situação de rico de “grau médico” no relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). 

A tabela com orientações específicas para cada faixa mostra que a bandeira laranja de risco médio sugere a realização de testes de profissionais da saúde, monitoração de ocupação de leitos, realização de campanhas, recomendações de distanciamento e uso de máscaras, suspensão de aulas presenciais, fechamento de parques públicos, entre outras orientações. 

Conforme o levantamento quinzenal divulgado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (16/7), apenas Campo Grande, Alcinópolis, Corguinho, Maracaju, Nioaque e Sidrolândia figuram em “grau extremo”. 

As diferenças na bandeira preta que indica grau de contágio extremo estão principalmente nas ações voltadas ao funcionamento das atividades comerciais. Municípios nesta situação devem implementar toque de recolher das 20h às 5h, não permitir qualquer tipo aglomeração e fechar setores considerados não essenciais.

As informações e indicadores servem para nortear os poderes públicos municipais na tomada de decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19. 

Semanalmente os prefeitos receberão um relatório completo da análise situacional, descrição dos indicadores e recomendações baseadas nos parâmetros da Opas (Organização Pan Americana de Saúde).

Como é possível observar no mapa situacional, a maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul estão classificados com a bandeira vermelha, de “grau alto”. Não há municípios no Estado em risco considerado “grau baixo” ou “tolerável”.

Boletim epidemiológico 

A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul não registra óbitos por coronavírus há três dias, mas chegou nesta quinta-feira (16) a 3.649 casos confirmados da doença, com 120 testes positivos inseridos no boletim atualizado da SES (Secretaria de Estado de Saúde). 

Do total de douradenses diagnosticados com Covid-19, há 2.208 já recuperados. No entanto 1.373 seguem em isolamento domiciliar e 43 estão internados – 17 em enfermarias e 26 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Comentários