Mato Grosso do Sul

Após apagão de dados, Estado registra maior média de mortes por covid há 71 dias

De máscara, homem entra em estabelecimento na Capital. (Foto: Marcos Maluf) De máscara, homem entra em estabelecimento na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Cidades

MS tem maior índice de mortes por dia desde 19 de outubro; contudo, apagão de dados pode comprometer análise

Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) analisados pela reportagem nesta quarta-feira (29) que Mato Grosso do Sul registrou, nos últimos sete dias, a maior média diária de mortes por covid há 71 dias - desde 19 de outubro. Desta forma, tem sido confirmados cerca de 3,3 óbitos a cada 24 horas.

Vale ressaltar, contudo, que o monitoramento sofreu um apagão de informações, durante quase duas semanas, após um ataque hacker a sistemas do Ministério da Saúde, que comprometeram o cadastro de informações. Portanto, os registros podem apresentar intercorrências neste período.

 

Números atualizados - Boletim epidemiológico publicado hoje pela SES indica que ao menos 94 pessoas contraíram coronavírus e a covid fez duas novas vítimas, nas últimas 48 horas. As duas mortes eram de Corumbá - pacientes de 48 e 72 anos.

Desde o início da pandemia, mais de 380,1 mil sul-mato-grossenses tiveram covid, dos quais 9.727 morreram. Ainda que cerca de 369,7 mil são classificados enquanto "recuperados" da doença, 634 estão em quarentena e 44 internados, em leitos clínicos ou de terapia intensiva.

A taxa de ocupação das quatro macrorregiões de saúde do Estado varia entre 34% (Três Lagoas) e 63% (Dourados), sendo que Corumbá e Campo Grande têm, respectivamente, 53% e 47% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados.

A vacinação hoje está em índices muito superiores aos verificados no começo do ano - cerca de 72% da população tem o primeiro ciclo vacinal completo -, o que reduz a chance de casos graves do coronavírus. No entanto, vale ressaltar que a imunidade pode reduzir, passados alguns meses, e que a aplicação de doses de reforço é recomendada para maximizar os benefícios da imunização.

Comentários