DOURADOS

Com 100 testes por dia, Dourados chega a 220 casos de coronavírus

Foram 23 casos confirmados entre quarta e quinta-feira; cidade já tem 38 recuperados e 16 pacientes estão internados

Barreira sanitária instalada pela Secretaria de Saúde de Dourados na Avenida Presidente Vargas (Foto: A. Frota/Divulgação) Barreira sanitária instalada pela Secretaria de Saúde de Dourados na Avenida Presidente Vargas (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com mais 23 casos confirmados entre ontem e hoje, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 220 em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, que no mês de abril ocupou os últimos lugares do ranking estadual de infestação, já é a terceira em número de casos positivos. Está atrás apenas da Capital que tem 265 casos e de Guia Lopes da Laguna, com 226. Em incidência, ocupa o 10º lugar, com 98,7 casos para cada cem mil habitantes.

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (28), o Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 informou que o aumento dos casos confirmados está relacionado principalmente à maior testagem. Em média, estão sendo feitos cem testes por dia – quase o total de exames feitos no mês inteiro em abril. Do início da pandemia em março até agora foram 1.235 testes em Dourados.

O médico Ricardo do Carmo, membro do comitê e coordenador do Núcleo de Emergência Assistencial, disse que apesar do aumento dos casos positivos, a ocupação de leitos ainda é baixa na cidade. Hoje são 16 pacientes internados, sendo 12 em leitos de enfermaria e quatro em UTI.

Ele citou que nenhum dos 23 novos casos é da reserva indígena, onde 58 moradores infectados pelo vírus estão isolados. “Pode ser que amanhã surjam casos novos, mas o trabalho da Vigilância em Saúde funcionou nas aldeias”.

O médico também destacou como dado positivo os 38 douradenses infectados já recuperados. “O sistema de saúde está funcionando e em breve teremos número maior de recuperados do que de infectados”, previu. Entretanto, Ricardo do Carmo disse que ainda falta apoio da população para melhorar os índices de isolamento social.

Nesta semana, a prefeitura ampliou em duas horas o toque de recolher, que durante pelo menos dez dias vale das 20h às 5h. Ontem começou a funcionar a primeira barreira sanitária, instalada na Avenida Presidente Vargas.

No primeiro dia, 2.500 pessoas foram abordadas. As equipes aferiram a temperatura com termômetro digital infravermelho e fizeram entrevistas para identificar possíveis sintomas do coronavírus. Três pessoas tinham sintomas da doença e uma estava com febre alta. Todas foram encaminhadas para atendimento, seguindo protocolo definido pelo comitê do coronavírus.

Comentários