Saúde

Com 5 casos e 18 suspeitas, Paraguai decreta quarentena por 15 dias

Cerca de 100 pacientes que tiveram contato com doentes não apresentaram, ainda, sintomas, mas seguem monitorados

O Paraguai anunciou na última terça-feira (10) medidas enérgicas para conter o coronavírus (Covid-19) no país. Durante 15 dias, a população deverá manter-se em quarentena, o que reflete a interrupção de grande eventos (shows, partidas de futebol, celebrações religiosas, etc) e de aulas. As informações são do ABC Color.

A medida veio três dias após a confirmação do primeiro caso no país. Nesta quarta-feira (11), o ministro da Saúde paraguaio, Julio Mazzoleni, afirmou que dos 5 casos confirmados de Covid-19 no pais, três são de pessoas internadas em cuidados intensivos e que há 18 casos ainda sob investigação.

Estes 18 casos seriam de pessoas que apresentaram os sintomas de síndrome gripal após contato com pessoas doentes, o que pode indicar transmissão comunitária. Outras 100, que também tiveram contato com doentes, não apresentaram sintomas, mas seguem em monitoramento pelas autoridades sanitárias.

Prevenção é o caminho

infográfico coronavírusA prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.

Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.

Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.

As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.

Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.

Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.

Comentários