Saúde

Com jovens escolhendo vacina, imunização contra a Covid 'trava' em Itaporã

O município de Itaporã que seguia em ritmo acelerado na imunização contra a COVID-19 enfrenta um problema no cronograma de vacinação que é a não adesão da população com idade a partir de 18 anos, deixando os postos vazios e com vacina sobrando.

Segundo informações apuradas com o prefeito Marcos Pacco (PSDB), cerca de 80% da população já foi imunizada e desde a última semana a faixa etária para a receber as doses chegou à idade a partir de 18 anos, entretanto, elas estão sobrando nos pontos de vacinação, o que já resultou até mesmo no remanejo para outros municípios.

“Atualmente temos mais de 900 doses sobrando nos postos que vamos ter que encaminhar para outros municípios, hoje tivemos que recusar novas doses que foram destinadas para nossa cidade”, relata o prefeito.

Um dos possíveis motivos para a rejeição dos jovens seria o fato de muitos ainda insistirem em escolher qual vacina tomar, optando por imunizantes de dose única, os quais já não estão disponíveis e não serão encaminhados tão cedo para o estado de Mato Grosso do Sul.

“É muito importante que a população jovem se conscientize sobre a importância da vacina, independente de qual fabricante ou de quantas doses ela seja. Isso é comprovado cientificamente, então não podemos mais correr o risco de perder mais vidas, de contaminar nossos familiares e amigos”, afirma Marcos Pacco.

Segundo os dados da prefeitura de Itaporã, cerca de quatro mil pessoas estão aptas a se vacinar e o plano inicial é de que até o fim do mês de agosto toda a população adulta do município fosse imunizada.

Comentários