Saúde

Cultura machista tem sido deixada de lado e homens têm cuidado mais da saúde

Uma pesquisa feita pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) revelou que 44% dos homens entrevistados nunca foram a uma consulta com um urologista nem ao menos fazem preventivos. Além de que 47% dos participantes, ainda não realizaram exames para detectar o câncer de próstata.

Conforme o levantamento, esses números são reflexo da "cultura" de que o homem não pode demonstrar fraquezas e já provocou a morte de muitos deles, principalmente, por doenças ligadas a próstata.

Em entrevista ao Dourados News, o urologista, Ricardo de Lucia, disse que apesar dos dados, a situação vem aos poucos mudando. Atualmente, apenas 23% fazem o exame anualmente.

“Até os anos 80 só se conseguia fazer o diagnóstico quando a doença estava em estágio avançado. Com o acesso a informação, hoje a situação vem se revertendo, tanto que a maioria dos casos são diagnosticados no início, somente 30 a 40% aparecem em estágio avançado”.

De acordo com o médico, a esposa ou filha tem grande parcela de “culpa” nisso, pois cobram do marido ou do pai. “Muitos homens chegam aqui no consultório e dizem que vieram porque a mulher ou a filha marcou a consulta e cobrou dele para que viesse se consultar”.

As doenças mais comuns aparecem após os 50 anos e são o aumento benigno e o câncer, ambos na próstata. E quanto mais cedo descobrir a doença, mais chance de ter sucesso no tratamento, “90% dos casos em que o câncer de próstata é diagnosticado no início o tratamento é mais eficaz, levando a cura”.

Ele alerta ainda que os exames anuais devem ser feitos nos homens que não tem casos de câncer de próstata na família a partir dos 50 anos, já para os que possuem, a partir dos 40.

Muitas outras doenças podem acometer os homens, e também mulheres, por isso o médico deixa a dica: “é preciso se cuidar, não abusar do álcool nem do cigarro, ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regulares e fazer os exames preventivos anuais. Uma vida saudável evita o aparecimento de muitas doenças”.

Comentários