SAÚDE PÚBLICA

Dourados confirma todas as notificações de Zika e Chikungunya

Lixão a céu aberto na Via Parque deve ser alvo de mutirão de combate ao mosquito Aedes aegytpi - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Lixão a céu aberto na Via Parque deve ser alvo de mutirão de combate ao mosquito Aedes aegytpi - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Doenças mantidas sob controle durante o ano passado em Dourados, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya tiveram todas as notificações registradas em 2020 confirmadas até agora no município. A primeira tem seis confirmações e a segunda nove. Além disso, 45 casos de dengue constam como positivos.

Esses números constam no informativo resumido de arboviroses elaborado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados e atualizado nesta terça-feira (11).

No documento enviado ao Dourados News pela coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre da Silva, o balanço aponta 221 notificações de dengue neste ano. Desse total, 118 aguardam resultado, 45 foram confirmadas e 59 deram negativo.

Nenhuma das três doenças fez vítimas fatais em Dourados neste ano, até agora. Em 2019, a dengue teve 5.880 notificações e 3.566 confirmações no município, causando oito mortes.

Durante todo o ano passado, as autoridades sanitárias apuraram em Dourados oito notificações e duas confirmações de Zika, e 37 notificações e nove confirmações de Chikungunya

No sábado (9), a Prefeitura de Dourados deu início à campanha ‘Sábado sem Mosquito’, por meio da qual as secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, além do Imam (Instituto do Meio Ambiente), atuam em conjunto para eliminar possíveis focos de procriação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, diminuir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Município.

Em recente postagem nas redes sociais, a coordenadora do CCZ alertou que embora as autoridades estejam empenhadas na prevenção e no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, é fundamental que a população faça sua parte.

Ao revelar resultado de fiscalização que encontrou 67 focos em um supermercado e 12 em um comércio de peças usadas de veículos, Rosana detalhou multa de R$ 800 por cada foco e desabafou.

“Alertamos que dengue mata! Mude sua atitude! Estamos fazendo nossa parte. Mas os demais cidadãos têm obrigação de manter seus estabelecimentos: residencial, comercial, terreno baldio, industrial livre de recipientes com água parada, livre do mato, lixo, entulhos. Não espere a multa para mudar sua atitude!”, publicou.

Comentários