Mato Grosso do Sul

Estado registra 12 mortes por covid e influenza, nas últimas 24 horas

Pacientes esperam na fila para teste de covid-19 na Capital. (Foto: Marcos Maluf) Pacientes esperam na fila para teste de covid-19 na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Cidades

Mato Grosso do Sul já tem maior média de mortes pela covid em 2022

Mato Grosso do Sul confirmou 12 mortes por covid-19 ou gripe nesta terça-feira (18), conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Foram também 1.199 casos de coronavírus e ao menos 20 internações por influenza, neste período, e o Estado acumula mais de 9,7 mil vítimas da covid, desde 2020, e 35 pela H3N2, desde dezembro de 2021.

O Estado vive um crescimento de casos das duas doenças, em função de variantes novas dos respectivos vírus. Ainda que a vacinação tenha reduzido expressivamente os casos graves, parte da população está sem esquema vacinal completo e a chance de desenvolvimento de sintomas mais agressivos torna-se maior.

 

A média de casos de coronavírus cresceu expressivamente no final de 2021, mas a de mortes não teve o mesmo aumento. No entanto, já se verifica maior índice fatal pela covid em todo ano de 2022 - são quase três mortes por dia, em média. Antes disso, registrava-se cerca de um óbito a cada 24 horas.

As novas vítimas da covid tinham entre 59 e 86 anos e eram de Miranda, Corumbá (2), Fátima do Sul e Ribas do Rio Pardo. Já as da gripe tinham entre 20 anos - um homem, de Corumbá -, e 104 anos, uma mulher, de Campo Grande. Também houve outras vítimas na Capital, em Bela Vista, Rio Verde de Mato Grosso, Camapuã e Dourados.

 

Comentários