Saúde

Funsaud volta a suspender visitas e acompanhantes no Hospital da Vida

Suspensão temporária é válida a partir desta terça-feira - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo Suspensão temporária é válida a partir desta terça-feira - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo

O aumento de casos confirmados de doenças respiratórias motivou a Funsaud (Fundação do Serviços de Saúde de Dourados) a suspender novamente as visitas e acompanhantes para pacientes internados em todos os setores do Hospital da Vida. 

A suspensão temporária é válida a partir desta terça-feira (18), conforme a Portaria nº 008/2022/Funsaud, de 14 de janeiro de 2022, assinada por Jairo José de Lima, diretor-presidente da Fundação, e publicada no Diário Oficial do Município. 

Segundo o documento, a exceção será apenas para menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiências que, comprovadamente, necessitem de acompanhante, informados pela supervisão de assistência imediata.

A Funsaud estabelecec ainda que os acompanhantes autorizados não deverão ser menores 18 ou maiores de 60 anos, bem como precisam estar “em plenas condições de saúde e não apresentem sintomas gripais, ou se encontrem no grupo de risco”.

Para quem permanecer dentro da unidade hospitalar, devem ser adotadas medidas de prevenção, como cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir, evitar tocar a face sem higienizar as mãos (principalmente olhos, nariz e boca), higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, e fazer uso contínuo de máscaras conforme legislação vigente. 

Estão proibidas ainda a permanência e a entrada de equipamentos e eletrodomésticos que não possam ser higienizados. 

A suspensão também vale para acompanhantes em consultas, retornos e procedimentos, exames de caráter eletivo nas dependências do Hospital da Vida, salvo as exceções já mencionadas anteriormente. 

Por isso, as informações da evolução do estado de saúde de cada paciente hospitalizado no local serão realizadas, diariamente, por meios digitais, como e-mail e aplicativo de mensagens ou contatos telefônicos, previamente cadastrados e autorizados pelo paciente e/ou responsável.

Elas serão repassadas no período vespertino, a partir das 16h de cada dia, após visita e avaliação do médico assistente e enviadas pelo enfermeiro do plantão ao serviço de recepção/telefonia para posterior envio ao destino.

De caráter “emergencial e preventivo, permanecendo válida por tempo indeterminado”, essa portaria levou em consideração boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo a qual “Dourados tem identificado aumento nos casos de pacientes com casos respiratórios”, mas poderá ser revisada “de acordo com o quadro epidemiológico e orientação das autoridades públicas sobre os casos respiratórios”.

Comentários