Saúde

MS registra sua maior média de casos diários de covid-19 em toda a pandemia

Fila de pacientes no aguardo para realização de teste da covid, na Capital. (Foto: Marcos Maluf) Fila de pacientes no aguardo para realização de teste da covid, na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Cidades

Houve aumento de mortes, desde o fim de 2021, mas em patamar inferior ao pior momento

Mato Grosso do Sul registrou nesta quinta-feira (27) a maior média diária de casos de covid-19 em toda a pandemia. Na última semana, o Estado teve cerca de 2.155 infecções a cada 24 horas. O mesmo índice, em 2 de junho, era de 2.003 casos por dia, o maior, até ontem.

Comparado a última data de 2021, quando havia cerca de 100 casos por dia, o Estado registrou aumento de mais de 20 vezes no número de novos doentes, desde o fim do ano.

Se por um lado, as infecções estão cada vez mais presentes, superando recordes desde março de 2020, quando confirmou-se a presença do coronavírus em território sul-mato-grossense, a média diária de mortes - mesmo com crescimento nas últimas semanas -, ainda está em patamar inferior ao momento mais letal da pandemia.

Atualmente, cerca de oito vítimas são levadas pela doença, a cada 24 horas, sendo que em meados de abril e junho de 2021, havia mais de 50 pacientes morrendo diariamente. Conforme noticiado ontem, janeiro possui a menor letalidade do vírus, em toda a pandemia - isto é, a comparação de quantas mortes acontecem em relação aos casos.

 

Boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (27) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) traz 14 mortes e 2,6 mil novos casos da doença - com isso, mais de 411,8 mil casos foram confirmados no Estado, e 9.829 pessoas morreram pela covid, desde 2020.

As novas vítimas tinham entre 48 e 92 anos e morreram desde o último dia 22, mas a confirmação só foi feita hoje. Há também 284 internados, em leitos clínicos ou de terapia intensiva, com a covid, e ao menos 19,1 mil pacientes estão em quarentena.

Comentários