DEBATE

Pesquisadores de MS se reúnem para discutir os rumos da pesquisa na área da saúde

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Pesquisadores da área da saúde de todas as instituições de Mato Grosso do Sul se reuniram na última semana para discutir os eixos e linhas prioritárias de pesquisa a serem desenvolvidos nesta área durante os próximos anos. 

O encontro fez parte da Oficina de Prioridades do Programa PPSUS, programa voltado à implantação e fomento de pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O PPSUS é uma ação do Ministério da Saúde por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, em parceria com o CNPq, Ministério de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul e Fundect.

No encontro, pesquisadores e secretaria estadual de saúde definiram três eixos norteadores para as pesquisas científicas durante os próximos anos: Redes de Atenção à Saúde, Saúde nas Fronteiras e Vigilância em Saúde. Dentro destes eixos foram sinalizadas e definidas a realização e fomento de mais pesquisas nas áreas de saúde mental e prevenção ao suicídio; estudos sobre a mortalidade materna e infantil em populações vulneráveis (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e pessoas com deficiência); estudos sobre obesidade, hipertensão e diabetes; saúde na fronteira; agrotóxicos e a saúde das pessoas; estudos sobre violência doméstica; fatores que dificultam a adesão vacinal; além de pesquisas sobre doenças emergentes como a zica e a chicungunha e doenças reemergentes como o sarampo, que mesmo tendo sido considerada erradicada há alguns anos, atualmente vem registrando um aumento no número de casos devido à baixa adesão da população à vacinação.

A Coordenadora Nacional do PPSUS, Marge Tenório, participou do encontro com os pesquisadores e explicou os próximos passos do programa. “ Com as linhas temáticas definidas, será lançada em 2020 uma chamada pública para os pesquisadores do Estado inscreverem suas propostas, e se aprovados, dar início às pesquisas. Um investimento de cerca de 750 mil reais, sendo 500 mil do Ministério da Saúde e 250 mil do Governo do Estado, visando contribuir com a melhoria da saúde da população de Mato Grosso do Sul, afirmou Marge.

O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, destacou a importância do encontro, a definição das linhas de pesquisa e do investimento do Ministério da Saúde.

“Ficamos muito animados com a participação dos pesquisadores e das equipes da Secretaria Estadual de Saúde no alinhamento das ações e eixos temáticos. Em 2020 lançaremos a 7ª edição do PPSUS no Estado, programa este que tem sido fundamental para o desenvolvimento de pesquisas em grande parte das universidades e institutos de pesquisa de MS”, avalia Márcio.

A Fundect é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul; é uma fundação do Governo do Estado e está vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Atualmente cerca de 300 projetos de pesquisa e inovação estão vigentes com recursos da Fundação.

Comentários