PANDEMIA

Pós-Covid: douradenses relatam rotina com sequelas deixadas pela doença

Depois da Covid, Rita tem sequelas no olfato, o que atrapalha seu negócio de venda de perfumes - Crédito: Hédio Fazan / Dourados News Depois da Covid, Rita tem sequelas no olfato, o que atrapalha seu negócio de venda de perfumes - Crédito: Hédio Fazan / Dourados News

A Covid-19 é uma doença que aparece em vários níveis de gravidade e tem apresentado sequelas pós recuperação em pacientes que hoje convivem com algumas limitações. Tudo ainda é muito novo sobre o vírus, mas especialistas já apontam que algumas sequelas podem demorar meses para serem superadas. Outras até mesmo precisam de acompanhamento médico ou fisioterapia.

O Dourados News falou com alguns douradenses que tiveram diagnóstico positivo da Covid-19 e hoje lidam com algumas dificuldades e limitações. 

Rita de Cássia Costa, 33, pegou Covid no final do ano passado. Ela contou que inicialmente não teve sintomas mais pesados e achou que estava com um leve resfriado. Rita trabalha com revenda de perfumes importados. Hoje, precisa lidar com o fato de que não sente cheiros, o que é a sua principal ferramenta de trabalho para a venda das fragrâncias.

Rita conta que desde então, teve que improvisar para poder vender seus perfumes.

“Tenho umas clientes que já sabem o que querem, mas quando eu tenho que atender uma cliente nova, dificulta muito. Se é um perfume que eu não conheço, eu leio sobre ele para poder explicar ao cliente, mas com certeza não é a mesma coisa”.

Além da falta de olfato, o paladar também foi prejudicado. Rita pegou ‘nojo’ de comer carne.

“Não consigo comer nem carne vermelha, nem frango, fica um gosto que amarga minha boca, não sei nem explicar. É um cheiro e gosto estranho. Horrível. Acabo comendo, mas é uma coisa que eu não tenho apreço nenhum mais. Não tenho a mínima vontade”, explicou.

“PENSEI QUE PODERIA FICAR CEGO, NÃO ENXERGAVA NADA”

O assessor parlamentar Edilberto Martinez Lopez, 49, também pegou Covid no fim de 2020. Passou as festas de Natal e Ano Novo de quarentena. Praticante de tênis, ele jogava quatro vezes por semana. Após se recuperar, voltou a jogar gradativamente e percebeu que não estava enxergando bem no olho direito.

Lopez explicou que enxergava somente pelas laterais dos olhos, mas de frente não conseguia ver nada.

Ele é casado e tem dois filhos. Todos pegaram Covid, mas somente ele apresentou esse problema na visão após a recuperação. Os únicos sintomas em comum eram cansaço excessivo e falta de ar. Atualmente, ele faz tratamento com remédio via oral, mas não está descartada a possibilidade de uma cirurgia.

“Voltei no médico e deu uma melhorada boa, mas corre o risco sim de ter que fazer uma pequena cirurgia para ter que corrigir isso. Estou tranquilo, mas não deixa de ser um incômodo do dia a dia. Fiquei com medo, pensei que poderia ficar cego sim, porque no meu olho direito eu não enxergava nada”.

“EU COZINHEI E QUASE COMI CARNE PODRE”

Edna Maria Brasileiro Mantarraia, 55, é cuidadora de idosos. Ela contraiu Covid do marido, Amancio Mantarraia, 60, que teve que ser internado para uma cirurgia cardíaca e precisou de acompanhante na UTI. Durante a recuperação, ele acabou contaminado na unidade de saúde e transmitiu para a esposa.

Edna contou ao Dourados News que em um determinado dia quase serviu e comeu carne podre com a família, porque não sentia cheiro nenhum.

“Tirei uma carne do freezer e como estava congelada, resolvi fazer carne de panela. Coloquei todos os temperos que sempre uso e quando minha filha chegou na casa sentiu um mau cheiro muito forte. Então destampei a panela e ela fez ânsia de vômito. Aí percebi que era a carne. Se ela não tivesse chegado, íamos comer carne podre”.

Ela conta que não faz nenhum tratamento de reabilitação e que bem aos poucos o paladar está voltando.

Edna está participando de um estudo da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) realizado com um grupo selecionado de pessoas em Dourados que tiveram Covid.

A pesquisa seria sobre a evolução desses pacientes após a alta médica com relação a novo contágio, produção de anticorpos e inclusive possíveis sequelas. 

“É incômodo no nosso dia a dia, eu gosto muito de cozinhar, mas acredito que vou recuperar. Importante é não ser nada mais grave né, como a gente vê com outras pessoas”.
 

Comentários