Vacina

Primeira criança vacinada em Dourados, Ana Vitória enfrentou restrições por causa da diabetes

Aos 10 anos, Ana Vitória foi a primeira criança a ser vacina contra a Covid-19 em Dourados durante cerimônia realizada em UBS do Jardim Santo André - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Aos 10 anos, Ana Vitória foi a primeira criança a ser vacina contra a Covid-19 em Dourados durante cerimônia realizada em UBS do Jardim Santo André - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Ana Vitória Rodrigues de Oliveira, 10 anos, é a primeira criança a receber dose de vacina para proteção contra a Covid-19 em Dourados. 

Com decoração tematizada para o público infantil, uma cerimônia para aplicação do imunizante da Pfizer foi organizada pela prefeitura nesta manhã de terça-feira (18) no posto de saúde do bairro Jardim Santo André.  

Acompanhada pela mãe, Elizama da Silva Rodrigues de Oliveira, 41, moradora do Jardim Água Boa, a corajosa Ana Vitória era uma das cinco crianças que aguardavam o tão esperado momento de receber a vacina para se sentirem mais seguras. 

 “Hoje a gente sente um alívio, pois só assim ela vai poder sair um pouco, claro que com todos os cuidados e procedimentos que conhecimentos”, comentou Elizama momentos antes da vacinação começar. 

Emocionada, a mãe contou ainda, em conversa com o Dourados News, sobre as angústias enfrentadas nos últimos meses decorrentes das restrições da pandemia de coronavírus. 

Ana Vitória convive com a diabetes do tipo 1, por isso faz parte do grupo considerado de maior risco da Covid-19 causar efeitos graves. A situação imposta pela pandemia acabou mudando completamente a rotina da menina e, consequentemente, de toda família. 

“A gente restringiu bastante o dia-a-dia dela. Tínhamos o costume de viajar, por exemplo, e tivemos que nos abster para não correr riscos”, recordou Elizama, natural de Fátima do Sul e residente em Dourados há 22 anos.

Sobre um possível receio diante da eficácia e efeitos da vacina da Pfizer, a mãe disse que se sente tranquila em relação a isso. 

“Eu confio primeiro em Deus, mas também na medicina. Se não existisse a insulina, por exemplo, como seria a vida da minha filha?”, questionou. 

Depois da Ana, a segunda criança que recebeu a vacina contra a Covid-19 em Dourados foi a menina Gabrielly Pariz Santos, de nove anos de idade, que estava acompanhada pelo pai. 

Ela é diagnosticada com bronquite asmática, por este motivo teve preferência na ondem dos agendamentos nesta terça-feira (18). 

A vacinação de crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade seguem em dez unidades básicas de saúde de Dourados nesta semana. Os pais devem ir até as unidades para realizar agendamento. 
 

Comentários