ITAPORÃ

Projeto Gestar de Itaporã, ganha parceria da UFGD

O projeto Gestar que visa um trabalho de fortalecimento de vínculo e cuidados em saúde preventiva com as gestantes do município, acaba de ganhar uma importante adesão do mestrado de psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Vendo pelas redes sociais o trabalho desenvolvido em Itaporã, professores do curso de psicologia da UFGD se interessaram pelo projeto e com isso firmaram uma parceria que vai dimensionar ainda mais as atividades do programa.

Em Itaporã o projeto GESTAR e está sendo conduzido pela psicóloga Mari M. Ortiz do CRAS juntamente com a equipe CRAS, em colaboração com as enfermeiras e equipe das UBS, e também com os profissionais do NASF (Núcleo De Apoio A Saúde Da Família). As ações consistem em acolher, amparar e orientar as gestantes num período onde surgem mudanças físicas, varias dúvidas, inseguranças medos e alegrias.

Segundo a gerente de assistência social Tânia Mara, a vinda do mestrado da UFGD, ira ampliar este trabalho que oportuniza o acesso a cuidados de saúde emocional e física, haja vista, que ações desta natureza já vêm sendo realizadas através de acompanhamentos por profissionais médicos, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas, odontólogos, educador físico e fisioterapeuta. O Mestrado da UFGD, que já desenvolve este trabalho com gestantes no HU, tem como prioridade identificar e prevenir situações de risco na gestação, realizando avaliação de situação sócio econômico e emocional, além de uma ampla investigação do perfil da gestante.

Em Itaporã os grupos GESTAR funcionam nas UBS, onde são oferecidas reuniões previamente agendadas que acontecem no período matutino, iniciando com café da manhã. Nestas atividades as gestantes são acolhidas e orientadas por profissionais de diversas áreas. O serviço é oferecido para todas as gestantes do município, basta se informar sobre as datas com sua agente de saúde ou na UBS mais próxima.

Comentários