ALERTA

Quase 300 suspeitas de dengue aguardam confirmação em Dourados

Núcleo de Vigilância Epidemiológica já notificou mais de 500 casos suspeitos de dengue em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Núcleo de Vigilância Epidemiológica já notificou mais de 500 casos suspeitos de dengue em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Com mais de 150 casos de dengue confirmados neste ano, Dourados tem quase 300 suspeitas aguardando resultado. De acordo com o mais recente informativo resumido de arboviroses do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, com dados obtidos até terça-feira (3), desde que 2020 começou foram 591 casos notificados, dentre os quais 152 deram positivo, outros 152 negativo, e 287 ainda aguardam resultado.

Ainda neste documento, fornecido ao Dourados News pela coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre, constam 9 notificações de zika vírus e 9 de febre Chikungunya. Ambas as doenças tiveram todas essas suspeitas confirmadas.

Ao longo de 2019, Dourados contabilizou 5.880 casos notificados e 3.566 confirmados de dengue, com oito mortes. De Zika houve oito notificações e duas confirmações, e de Chikungunya 37 suspeitas e 9 confirmados.

Na manhã de quarta-feira (4), em entrevista ao Dourados News, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, afirmou que a dengue é a principal preocupação em Mato Grosso do Sul mesmo diante dos recentes casos do novo coronavírus (Covid-19).

“Tivemos no ano passado 29 mortes [causadas pela dengue]. Mortes que poderiam ser evitadas. Só esse ano já temos 13 mortes com quatro óbitos investigados, ou seja, se esses quatro casos suspeitos se confirmarem vamos ter mais da metade dos casos que tivemos em 2019 inteiro. Isso mostra que a população está negligenciando sua tarefa de ajudar as secretarias municipais de saúde com todo seu aparato”, pontuou.

No comparativo entre os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde em 27 de fevereiro deste e do ano passado, a reportagem apurou que os casos suspeitos de dengue saltaram de 7.630 para 20.444, os confirmados de 2.180 para 6.559, e os óbitos de 1 para 13.

Comentários