Saúde

Saúde anuncia possível atraso na segunda dose da Coronavac em MS

Autoridades estaduais alegam atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan, pedem paciência e asseguram eficácia da imunização

Vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas em mais de 600 mil sul-mato-grossenses (Foto: Divulgação/SES-MS) Vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas em mais de 600 mil sul-mato-grossenses (Foto: Divulgação/SES-MS)

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nota técnica na tarde desta quarta-feira (21) por meio da qual pede paciência e compreensão diante do possível atraso na aplicação das segundas doses de Coronavac, vacina contra o novo coronavírus, em Mato Grosso do Sul. Contudo, garante que o imunizante não perderá a eficácia mesmo com intervalo de tempo maior entre as duas aplicações.

Segundo a publicação, “o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, anunciou aos Estados alterações no cronograma de entrega da Coronavac/Butantan devido ao atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan e sendo repassado apenas 700 mil doses do imunizante”.

“A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) informa que possivelmente haverá atraso no envio de doses necessárias para findar o esquema da segunda dose (D2) da Coronavac aos municípios. A SES/MS reitera que vem mantendo diálogo constante com o Programa Nacional de Imunização (PNI) como forma de buscar alternativas para solucionar a problemática”, detalhou.

Ao mencionar que Mato Grosso do Sul “está entre os estados que apresenta a melhor distribuição e aplicação de doses no país”, a nota técnica reforçou “que a população tenha paciência e compreensão, principalmente, junto aos profissionais de saúde, quanto a eventual disponibilidade da segunda dose nas salas de vacinação dos municípios”.

“A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul reforça que tão logo, o Ministério da Saúde adquira quantitativo suficiente, enviará as doses necessárias para a finalização de todos os esquemas vacinal com a administração da segunda dose (D2). Importante ressaltar que o atraso no envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes”, finaliza.

De acordo com o Vacinômetro MS, o Estado já recebeu 708.010 doses de imunizantes contra a Covid-19, sobretudo da Coronavac, desenvolvido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e outra parte, menor, de Astrazeneca, fabricado na Índia em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica AstraZeneca.

Através desse aporte, aplicou até esta quarta-feira 634.227 nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Desse total, 443.748 pessoas receberam a primeira dose e 190.479 as duas. Com 2.809.394 habitantes, a meta é imunizar 2.528.455, o equivalente a 90% do total.

Conforme o Instituto Butantan, o esquema completo da vacinação com a Coronavac “é duas doses com intervalo mínimo de 14 e máximo de 28 dias”. Com isso, “é esperado que o nível de proteção máxima ocorra após duas semanas da última dose”.

Comentários