COVID-19

Suspeitos de Coronavírus em Dourados serão isolados nos hospitais da Vida e Universitário

Pacientes em estado grave serão levados pelo Samu aos hospitais da Vida e Universitário - Crédito: André Bento/Dourados News/Arquivo Pacientes em estado grave serão levados pelo Samu aos hospitais da Vida e Universitário - Crédito: André Bento/Dourados News/Arquivo

Casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) identificados em estado grave deverão ser encaminhados ao Hospital da Vida ou ao Hospital Universitário em Dourados. Em nota informativa publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (2), foram determinados procedimentos para condução dessas situações. 

As primeiras verificações serão feitas por profissionais de Vigilância Epidemiológica. São eles que vão identificar os casos que se enquadram nos critérios de suspeitas. 

Estes critérios podem ser resumidos em apresentação de sinais de doenças respiratórias juntamente com histórico de viagem para área com transmissão local confirmada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nos 14 dias antecedentes ao atendimento.

Até o momento, 16 países estão sendo monitorados. 

O primeiro atendimento poderá ser realizado em UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Dourados, onde será realizada uma consulta preliminar com profissionais de saúde. 

Se houver a confirmação da suspeita e o paciente não estiver em estado considerado grave a recomendação é que seja conduzido a uma quarentena domiciliar seguindo todas as precauções necessárias para evitar disseminação. 

Serão coletadas amostras que serão enviadas para análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em Campo Grande. 

De acordo com as determinações publicadas no Diário Oficial, serão realizados os primeiros testes para influenza e outros vírus respiratórios. Se a primeira amostra for negativa para influenza, a segunda amostra será enviada para o laboratório de referência para realizar exame específico para Coronavírus em São Paulo.

MATO GROSSO DO SUL

Não existe casos confirmados de COVID-19 em Mato Grosso do Sul. Dos 14 casos em investigação em Campo Grande, quatro apresentam alguma patologia de base.

Entre as ocorrências suspeitas, 6 pacientes têm histórico de viagem para a Itália; 1 para a Coreia do Sul; e 1 para a França. Este último é novidade em relação ao boletim de sexta-feira.

Comentários