CELULARES

Apple segue tendência e deve lançar iPhone com tela dobrável

Desenhos mostram celular que fecha completamente sem forçar o display.

Imagem conceitual de como seria o iPhone dobrável — Foto: Reprodução/EverythingApplePro Imagem conceitual de como seria o iPhone dobrável — Foto: Reprodução/EverythingApplePro

Apple pode estar mais próxima de seguir rivais como Samsung Motorola na tendência de celulares dobráveis. A empresa obteve, na última quinta-feira (4), o registro de uma patente nos Estados Unidos que descreve um possível iPhone com display flexível, assim como o Galaxy Fold e o Motorola Razr.

O documento foca em um inovador mecanismo de dobradura que seria capaz de fechar completamente sem forçar o display, supostamente mantendo a integridade dos componentes por mais tempo. O design também não mostra espaços entre os dois lados do painel como visto no smartphone mais caro do Brasil quando dobrado.

A solução envolveria um alojamento oculto para guardar a porção da tela que fica curvada ao fechar. Como resultado, o celular aplicaria uma dobra suave no painel responsável por reduzir chances de rachaduras e prolongar a vida útil do componente. Ao mesmo tempo, o telefone teria aparência de que está completamente fechado.

O mecanismo necessitaria de um vão interno na carcaça do celular que poderia prejudicar a sustentação do display no modo tablet. Para contornar o problema, os desenhos mostram estruturas que poderiam se mover automaticamente e ocupar a porção central por baixo da tela durante o movimento de desdobramento do smartphone.

Ainda não se sabe se a Apple planeja lançar um aparelho com essas características em breve. A empresa experimenta diferentes formatos para a tecnologia desde pelo menos 2016, mas nunca chegou a anunciar planos formais de entrar nesse mercado de ponta. Nos bastidores, comenta-se que a aposta da gigante de Cupertino para o futuro da mobilidade tenda mais ao campo da realidade aumentada.

Comentários