Variedades

HOD esclarece dúvidas frequentes sobre estrabismo. Quando parece, mas não é

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

É errônea a ideia de que a criança deve ser levada ao oftalmologista somente quando for alfabetizada para conseguir enxergar o quadro negro ou no caso de haver dificuldades no rendimento escolar. Toda criança deve ser avaliada por um oftalmologista nos primeiros seis meses de vida. Nesta fase, os exames são muito importantes para diagnosticar problemas visuais precocemente e proporcionar uma evolução favorável da visão dos pequeninos. De acordo com especialistas, qualquer alteração pode influenciar no mecanismo da visão infantil e, por isso, o desenvolvimento ocular deve ser acompanhado pelo oftalmopediatra.

O estrabismo é um distúrbio que pode acometer as crianças e afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. Se não for tratado, pode causar ambliopia (uma redução permanente da visão). No entanto, em casos de suspeita de desvio no globo ocular, existe a possibilidade do diagnóstico ser estrabismo ou uma falsa aparência de estrabismo (pseudoestrabismo), que somente o oftalmologista poderá comprovar. A diferença entre as duas condições é que o estrabismo não desaparece com o tempo, uma vez os olhos são verdadeiramente desalinhados.


O que a criança tem é pseudoestrabismo (ou epicanto)? 

O epicanto é uma condição em que se assemelha um desvio nos olhos, se normalizando quando a criança começa a focalizar as imagens, em aproximadamente seis meses. É uma prega de pele aumentada canto interno do olho, que encobre a parte branca do órgão, normalmente ao olhar para os lados. O caso se apresenta assim que a criança nasce, dando um formato amendoado para o olho em questão. 

Como tratar? 

Como no epicanto os olhos não são mal alinhados de verdade e trata-se de uma falsa aparência, a anomalia do excesso da prega irá melhorar com o crescimento.

Se a partir dos 6 meses de idade, a condição persistir, o ideal é procurar um oftalmopediatra para examinar a criança. Neste caso, o olho é estrábico e deve ser avaliado e tratado o mais rápido possível para evitar a perda definitiva da visão ou prejuízo no desenvolvimento visual, com reflexo na vida pessoal do paciente.

Lembre-se: qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o oftalmologista imediatamente.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.

Há 7 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Fonte: Revista Veja Bem, Edição 34, pág. 29.
Com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE No 3333
(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br 

Comentários