Variedades

Robô chinês encontra 'bolas de gude' na Lua

'Bolas de gude' achadas por robô chinês na Lua (Foto: Reprodução) 'Bolas de gude' achadas por robô chinês na Lua (Foto: Reprodução)

Um par de misteriosas "bolas de gude" foi descoberto na superfície da Lua por um robô lunar da China.

As esferas de vidro semitransparentes medem até 4 centímetros de diâmetro e seus registros foram feitos pela câmera panorâmica do Yutu-2.

De acordo com um estudo publicado na terça-feira (22/2), os objetos bizarros estão localizados no lado oculto da Lua, que o Yutu-2 vem explorando desde 2019.

Infelizmente, o robô do tamanho de uma máquina de lavar não conseguiu analisar a composição química das "bolas de gude".

Eles foram apontados como alvos para estudos adicionais, pois podem ajudar a lançar luz sobre a história da formação do satélite natural da Terra.

 

'Bolas de gude' achadas por robô chinês na Lua Foto: Reprodução

 

Pequenas esferas de vidro são uma visão tão rara na Lua, embora normalmente tenham menos de três milímetros de diâmetro, o que faz da "bolas de gude" chinesas objetos "gigantescos".

As esférulas são criadas quando o material de silicato é submetido a temperaturas muito altas. Normalmente, essas formações esféricas são sobras de quando a Lua estava vulcanicamente ativa ou são criadas por impactos de meteoritos.

 

Comentários