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Síndrome de Irlen e os distúrbios de aprendizagem

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A Síndrome é confundida com a Dislexia e o Déficit de Atenção!


A especialista em Neuropsicologia e Psicopedagoga, “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre a Síndrome de Irlen (S.I.). Em síntese é conceitualizada como um Distúrbio Visual, caracterizado por uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura, afetando a atenção, concentração, motivação e desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem, pois quando diagnosticado, causa desconforto e desprazer na leitura.


 A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.


A caracterização desta síndrome foi feita pela psicóloga Helen Irlen, com um estudo prospectivo envolvendo centenas de adultos considerados analfabetos funcionais pela leitura deficiente e baixa escolaridade. A pesquisadora concentrou seus estudos nos sintomas “visuais” que estes adultos apresentavam, denominando-os de Síndrome da Sensibilidade Escotópica,  fazendo alusão ao escuro devido à preferência  por locais menos iluminados durante tarefas com maior exigência visual. Além da fotofobia, cinco outras manifestações podiam estar presentes: problemas na resolução viso-espacial, restrição de alcance focal, dificuldades na manutenção do foco e astenopia e na percepção de profundidade.


A fotofobia geralmente se manifesta através de  queixas de brilho ou reflexo do papel branco, que compete com o texto impresso e desvia a atenção do conteúdo a ser lido, comprometendo a atenção. Luzes fluorescentes são particularmente desconfortáveis e geram irritabilidade. Até mesmo a luz solar direta, faróis de carros e postes à noite causam incomodo aos portadores da SI e cefaléias por essa exposição. 


As alterações da habilidade de resolução viso-espacial produzem sensação de desfocamento e de movimentação das letras que pulsam, tremem, vibram , aglomeram-se ou desaparecem, impactando na atenção e compreensão do texto que esta sendo lido. 


Atualmente estão sendo revistas às relações entre as lesões pós-traumáticas, envolvendo o cérebro, e os comprometimentos secundários da eficiência visual com exacerbação da fotossensibilidade e déficits na oculomotricidade, gerando  impactos na leitura, aprendizagem, memória e estabilidade emocional. Sabe-se que também podem ocorrer na Dislexia, Déficits de Atenção e Hiperatividade, no Autismo e durante o uso de certos medicamentos.

Como os sintomas são semelhantes, o diagnóstico diferencial é indispensável para que a conduta ideal seja adotada o mais precocemente possível, uma vez que a intervenção gera benefícios nas outras áreas do processamento, como as auditivas, motoras e cognitivas.

Em síntese, é a Síndrome que causa grande estresse visual, é um Disturbio Neurovisual, uma Disfunção em que o cérebro Apresenta Dificuldade em processar as informações captadas pelos olhos. Ela é ocasionada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação á luz, prejudicando a leitura.


São sintomas comuns: a confusão entre os números, percepção de distorções visuais em páginas de texto, leitura de palavras de baixo para cima e inversão de letras e palavras, espaçamento irregular, dificuldades em manter-se na linha ao escrever, lentidão e baixa compreensão.  Entretanto inexistem outros aspectos que facilitarão na condução de um diagnostico diferencial satisfatório. Na Síndrome de Irlen, ao contrário da Dislexia, estará ausente às alterações na percepção auditiva, dificuldade na aquisição da fala e escrita.


Sejam em comorbidade, ou isoladamente, estes distúrbios provocam uma série de manifestações semelhantes e por isto, diversos autores preconizam o rastreamento da Síndrome de Irlen em crianças com dificuldades na leitura, fotossensibilidade e manutenção da atenção aos esforços visuais prolongados, como uma forma de evitar diagnósticos equivocados de Dislexia e TDAH e ainda para minimizar a medicação em pacientes onde a agitação e desatenção são resultantes do estresse visual e dificuldade em se ajustar às condições de luminância de uma sala de aula, por exemplo.


A Identificação 
Classicamente, os profissionais envolvidos com a triagem, diagnóstico e tratamento dos Distúrbios Neurovisuais são os neurologistas, oftalmologistas, e Psicopedagogos capacitados- Screening (avaliação para constatação de distorções visuais no processo de leitura pela metodologia Irlen). O profissional devidamente capacitado a identificar a S.I. (normalmente faz uso do teste de screening ou rastreamento) aos portadores da síndrome, através da aplicação de um protocolo padronizado conhecido como Método Irlen, que classifica o grau de intensidade das dificuldades visuoperceptuais dos casos suspeitos. O teste de screening é feito após avaliação da acuidade visual (com oftalmo) e sob correção refracional atualizada, quando necessária. Pelo screening verificamos os benefícios, com a supressão das distorções visuais, pela interposição de uma ou mais transparências coloridas selecionadas individualmente pelo portador da Síndrome de Irlen. 


É interessante observar que a boa parte dos portadores não tem consciência de suas distorções à leitura, como estas aparecem após um tempo médio de 10 a 15 minutos de leitura, eles pressupõem que isto ocorra a todos sem se dar conta de que a dificuldade é só deles e mais ainda se estiverem sob excesso de luzes fluorescentes, contraste, cores fortes, muito volume de texto por pagina, letras menores e impressão em papel brilhante. 


O mais preocupante é que esta condição é exatamente a situação em que se aplica a prova do ENEM, pois, centenas de estudantes com Síndrome de Irlen não identificada terão seu desempenho prejudicado pelo estresse visual e hipersensibilidade à luz, cansaço progressivo e dificuldade em manter a atenção por tempo prolongado, com erros na transferência de gabaritos e falta de compreensão por déficits na eficiência visual.


Sugestões de Tratamento
 Além das intervenções Psicopedagógicas e médicas mais comuns, a utilização do Método Irlen com a screener. É realizada a avaliação do problema e indicação de sobreposições coloridas (transparências de acetato) sobre os textos ou filtros seletivos (lentes coloridas), ajuda indivíduos com problemas de processamento perceptual, pois melhora a fluência da leitura e a atenção sustentada, resolvendo casos de leitura mais lenta e segmentada, com comprometimento de memorização, compreensão e aprendizagem. 


Obs: O Método Irlen não corrige problemas visuais nem substitui a necessidade de óculos quando necessário.
 Além da Síndrome de Irlen, podem ocorrer outros problemas simultâneos, tornando necessárias outras intervenções para a correção.

Em caso mais grave também é recomendável óculos com lentes coloridas especiais.

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Lembre-se: tratamento é sempre a melhor saída para o desenvolvimento de seu filho!


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