Variedades

Visita à fábrica de chocolate tem de degustação a dicas de consumo

Visita à fábrica mostra passo a passo da produção de chocolate. (Foto: Arquivo Pessoal) Visita à fábrica mostra passo a passo da produção de chocolate. (Foto: Arquivo Pessoal)

Sabor

Da história do chocolate à degustação, empresária oferece experiência diferente para turistas

Em Campo Grande, o público agora tem a oportunidade de viver um dia diferente e até mesmo saboroso. Quem nunca visitou uma fábrica de chocolate ou participou de uma degustação envolvendo as frutas nativas do Pantanal, agora, pode agendar essa experiência no Airbnb.

A empresária Beatriz Branco, 33 anos, está promovendo visitas guiadas à Casa Angí, onde funciona o laboratório de produção dos chocolates da marca sul-mato-grossense. Os passeios pelo espaço tiveram início em setembro do ano passado, mas desde 2020, ele é frequentado por turistas de outros estados brasileiros e do exterior.

Para tornar a experiência mais popular às pessoas que estão de passagem e conhecida aos moradores da cidade, Beatriz disponibilizou a visitação, que mescla gastronomia e cultura, na plataforma online. Durante 1h30, os visitantes acompanham o passo a passo da produção dos chocolates, aprendem sobre a história dele e realizam a degustação do produto sul-mato-grossense.

Ao Lado B, a empresária comentou sobre as etapas iniciais que envolvem o passeio pela Casa Angí. “Vamos entrar na fábrica, acompanhar o processo e a pessoa vai ver o chocolate feito na processadora e como funciona a moldagem. Contamos sobre os nossos ingredientes e a pessoa experimenta a matéria prima”, explica.

Além de conhecer a produção, o público tem acesso aos produtos nativos. Essa etapa envolve a degustação das frutas do cerrado aliada aos chocolates de diferentes porcentagens, como 50% e 100% cacau.

De acordo com Beatriz, os visitantes também aprendem como harmonizar ambos os ingredientes. “Vamos degustar o chá de cacau e os chocolates. Ela vai poder conhecer ele puro e os frutos do pantanal, como bocaiúva, jatobá, castanha de baru, pequi e guavira. Para limpar o paladar, ela tem acesso a água saborizada e ao chá”, diz.

Na visão da empresária, essa etapa é importante, porque os visitantes entendem a importância de preservar a biodiversidade e valorizar a cultura regional. “Tem o momento de aprendizado onde contamos a história do chocolate no mundo, sobre os frutos do Pantanal e os benefícios dele. Nós contamos isso para os turistas para fazer a divulgação da nossa cultura local e incentivar as pessoas a preservarem a nossa biodiversidade”, afirma.

No final da visitação, acontece o bate papo entre os convidados e a empresária. Neste momento, as partes trocam experiências, falam sobre as partes que mais gostaram no passeio e opinam sobre a experiência.

Quanto vale a tour? - Por meio do Airbnb, o valor cobrado por pessoa é R$ 80. As visitas, que são abertas para todos os públicos, acontecem sempre aos sábados. Além dessa opção, o interessado pode negociar o passeio diretamente com a Casa Angí, que cobra R$ 50 pela visita e degustação. Essas visitas podem ser realizadas durante a semana, porém é necessário que o grupo tenha no mínimo quatro pessoas.

Curta o Lado B no Facebook,  Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Comentários