Economia

Paranaíba terá usina capaz de produzir 890 mil litros de etanol por dia

Imagem panorâmica da cidade de Paranaíba, distante 408 quilômetros da Capital. (Foto: Divulgação) Imagem panorâmica da cidade de Paranaíba, distante 408 quilômetros da Capital. (Foto: Divulgação)

Economia

Segundo divulgado pela Semagro, são previstos R$ 400 milhões em investimentos às obras do local

Com previsão de R$ 400 milhões em investimentos, a usina de etanol Cedro será inaugurada em Paranaíba, município a 408 quilômetros de Campo Grande.

Segundo divulgado pela Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) nesta sexta-feira (4), a expectativa é de que o empreendimento entre em funcionamento em 2024.

Com a construção autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), a usina tem capacidade de produção diária projetada em 310 mil litros de etanol anidro e 580 mil litros de etanol hidratado. E irá  gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos.

Já o grupo Pedra Agroindustrial, responsável pelo término da obra, projeta que a unidade registre uma moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, já em sua primeira safra, alcançando 5 milhões de toneladas após três anos.

As informações foram divulgadas pelo secretário Jaime Verruck, após reunião com os diretores do grupo na tarde da última quinta-feira (3). Também participaram do encontro o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges e o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Semagro, Bruno Gouveia Bastos.

A unidade que fica localizada no distrito da Vila Raimundo, do município, está em processo de construção há 10 anos e agora será concluída. Em publicação no site oficial de notícias do governo, Verruck ressalta que poderão ser concedidos descontos em impostos para fomentar o setor.

“Com base na política industrial de atração de empresas do Estado e dado o volume de investimentos que a empresa fará, principalmente na geração de empregos, nós fizemos a reunião para discutir os incentivos fiscais que poderão ser concedidos."

Segundo ele, foi discutido o processo de licenciamento ambiental da empresa, para que a obra seja continuada mediante critérios ambientais.

Comentários