Economia

Sebrae faz 50 anos e com parceria do Estado prevê grande retomada dos negócios

Stand do programa Cidade Empreendedor. (Foto: Marcos Maluf) Stand do programa Cidade Empreendedor. (Foto: Marcos Maluf)

Economia

Além de celebrar legado, serviço de apoio às micro e pequenas empresas faz mostra interativa de fomento

O Sebrae MS completa cinco décadas no Estado nesta segunda-feira (24) e para celebrar a data, realizou a primeira mostra interativa dos principais projetos, que ganhou o nome de "Sebrae 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História".

O evento, realizado durante todo o dia de hoje no Bosque Expo, centro de convenções localizado no shopping center Bosque dos Ipês, região norte de Campo Grande, reuniu autoridades, prefeitos e parceiros, reúne em um único espaço as oportunidades de fomento do negócios. A ideia é levar a mostra para todas as cidades do interior.

"Pensamos os próximos 50 anos. Aqui, não só estamos mostrando nossa história, mas criando esse futuro. Mostrando aos nossos terceirizados e parceiros, o que podemos levar para 60 mil pequenos negócios", explicou o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

O destaque para 2022 é a retomada da economia após dois anos de pandemia. "A Semagro e o nosso conselheiro Eduardo Riedel são parceiros que ajudam a pensar no nosso negócio. Além do Ministério da Agricultura, com o Pró-Pantanal, criando possibilidades aos nossos ribeirinhos, com a pecuária orgânica e o turismo."

Um dos grandes precursores para promover esse desenvolvimento é o programa Cidade Empreendedora. Hoje, já são 22 municípios participando e serão inclusos mais dez. Eles recebem consultoria, conhecimento e, principalmente, ambiente favorável para o pequeno negócio.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, argumenta que a meta é ajudar a expandir o programa para todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul. "São mais de R$ 5 milhões para apoiar diretamente o pequeno negócio. O nosso objetivo é atingir todos os municípios."

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o Sebrae-MS tem um papel fundamental dentro do pacotão do governo estadual Retomada MS. "O Sebrae fomenta e ajuda o micro e pequeno empreendedor que está no momento complicado do seu negócio para poder passar por essa fase difícil. Somado esse recurso de R$ 1 bilhão do Retomada MS com essa expertise, conhecimento técnico aplicado, a gente não tem dúvida que o sucesso desses empreendimentos vai se dar e o ano de 2022 é crucial para isso."

Comentários