SEM FOLGA

Alunos da Rede Estadual de Ensino terão aula normal nesta quarta-feira

Por: Rogério Crespo

O site Diário Itaporã entrou em contato com a coordenação das Escolas Estaduais no município de Itaporã para saber a respeito do Feriado Municipal desta quarta-feira, 20 de novembro.

Segundo informações obtidas, o dia letivo acontecerá normalmente em todas as escolas estaduais do município e distritos, inclusive o calendário de provas.

Feriado Municipal

A Prefeitura de Itaporã decretou feriado em todas às repartições públicas do município nesta quarta-feira (20) como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra. A data, instituída em 1970, é seguida por mais de 950 municípios no Brasil e marca a luta contra o racismo no país.

O Dia da Consciência Negra lembra a morte de Zumbi dos Palmares símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.

Em Itaporã, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado municipal em 2009, através da lei L Nº 2078/2009. Itaporã é um dos 3 municípios do Estado que instituíram feriado municipal para celebrar a data. Os outros dois são Corumbá e Ladário.

O 20 de Novembro é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros e negras para construção do País. Entretanto, ainda não é um feriado nacional. Segundo a FCP, a adesão ao feriado, ou instituição de ponto facultativo, é uma decisão de cada Estado ou município. Atualmente, mais de mil municípios do País já decretaram feriado no Dia Nacional da Consciência Negra.

Comentários