Itaporã

Completando 50 anos, a escritora itaporaense Nilza Menani publica crônica "Cinquentona"

Por: Rogério Crespo

"A vida começa aos 50". O ditado pode ser bem antigo, mas sua mensagem nunca esteve tão atual. Com mais maturidade e experiência, quem já completou cinco décadas de vida dá o exemplo para os mais jovens e mostra que a vida é bem melhor quando os pequenos problemas são deixados de lado, e mais valor é dado ao que realmente importa, como os amigos e a família. Para essa turma, que esbanja felicidade, a palavra de ordem é aproveitar o que a vida pode oferecer de melhor, sem estresse.

A professora, poeta e escritora Nilza Menani, completando hoje 50 anos e no auge da felicidade, acredita que esse estado só pode ser alcançado quando se aproveitam os ensinamentos que são dados ao longo de toda a vida.

E para marcar esta data tão especial ela postou na manhã deste sábado (21), em seu perfil do facebook, uma crônica a respeito de como é ser "cinquentona". Confira:

Ah, lindo dia! Hoje completo 50 anos de idade. E mudei muito! Eu não ia me sentir feliz sendo fiel ao que os outros pensam ao meu respeito... São tantas coisas... E uma única vida! Isso nos faz refletir bastante. A saúde física e mental melhorou muito, percebi o quanto tenho de motivação para viver e conseguir uma beleza especial: a transformação nesta faixa etária acompanhada de uma maturidade significativa. O que falar, por exemplo, das marcas, das histórias, dos capítulos da vida que ainda não estão concluídos? Acredito que 50 anos é um encontro de “metades” (o que já aprendeu com o que há de vir); parece estranho, mais é mais ou menos isso! Muitas coisas ainda serão possíveis. Há tempo para rever, repensar amores, construir pontes... Novas perspectivas são importantes por ser uma nova fase e as adaptações fazem muito bem, principalmente se estamos vivendo “perdas”, pois sabemos que ninguém está livre das frustrações. Mas me enxergo, aos 50 anos, com toda plenitude e força diante de novas possibilidades, inclusive, aceitando “cada ruguinha” que aparecer, por ser um momento de crescimento do nosso jardim interior... Nossas lutas nos levarão a uma maior compreensão dessa nova fase da vida, nossa nova identidade, (cinquentona) afinal, já conhecemos quase todos os nossos desejos... Na verdade, nossa bagagem é rica e criativa, pois já sabemos que “é melhor fazer a limonada do que saborear o limão puro”, não é mesmo? Entendemos muito bem o valor da palavra “livre” quando o tempo é muito precioso e corre... Quando vi, passaram-se 50 anos! É tarde para ser reprovada, gente! Quero respeitar meu corpo, minha idade, minhas características, uma vez que já vivi meio século! Já fiz coisas que me envergonharam e me orgulharam. Tive erros e acertos. Hoje, aos 50 anos, quero rir e chorar sem esconder meus sentimentos! Tudo valeu a pena, principalmente tirar alguns sonhos da gaveta! Eu respeito cada lágrima, cada pensamento colocado no papel! Só quero dar maior sentido aos meus dias, meus amigos! Viver, viver... e viver! E chegar aos 70 anos com alegria, uma “dose mínima de beleza”, muita sabedoria... Quero ser uma verdadeira “enamorada da vida”! Quero ser rima ser verso... Ver Nosso Senhor no universo! OBRIGADA, DEUS, pelos meus 50 anos!"

O site DIÁRIO ITAPORÃ parabeniza a professora e escritora Nilza Menani pela passagem do seu aniversário. Deus abençoe!

Comentários