Piscicultura

Curso de Implantação e Manejo Básico de Piscicultura beneficia produtores rurais de Itaporã

A piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul é considerada umas das atividades produtivas com um dos maiores potencial de crescimento nos dias atuais. Devido à crescente demanda a Prefeitura Municipal de Itaporã através das gerencias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o Sindicato Rural e Agraer, realizaram durante esta semana o curso de implantação e manejo básico de piscicultura, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Destinado a pequenos produtores rurais, estudantes e proprietários de pisciculturas, o curso teve como objetivo proporcionar conhecimento do sistema de produção e empregar no manejo de peixes em viveiros, participando efetivamente de exercícios teórico-prático.

Capacitando profissionais para esta modalidade de cultivo visando à comercialização. O curso abordou a produção de peixes em tanques, visando à transformação primária e comercialização, com o uso de técnicas diferenciadas de acordo com as espécies.

O curso aconteceu no pesqueiro Bicho da Goiaba, sendo ministrado pelo educador Alyrio Francisco da Costa Neto, com duração de 30 horas, tendo a participação de 12 alunos.

O instrutor Alyrio Costa Neto destacou que o apoio dos órgãos públicos foi essencial para realização das capacitações e avalia que a produção profissional será positiva em vários aspectos. “A qualificação visa estimular a produção e o consumo de peixe. Moramos no Portal do Pantanal, no entanto, o consumo ainda é considerado baixo para o padrão nacional. Temos então que investir na produção em tanques, a fim de preservar as espécies nativas, e também incentivar o consumo de pescado”, concluiu.

O prefeito Wallas Milfont destaca ainda a importância desta capacitação e lembra que através das gerencias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, quase uma centena de produtores rurais foram beneficiados com a escavação de tanques para piscicultura e o licenciamento ambiental, realizado pela administração municipal, como meta de trabalho de seu governo.

“A piscicultura é uma atividade que possibilita o desenvolvimento econômico e social, além de proporcionar o aproveitamento efetivo dos recursos naturais. É importante montar uma estratégia ou planejamento básico para obter bons resultados nesse segmento, gerando renda e fixando o homem no campo”, finalizou Wallas.

Comentários