Itaporã

Danino Monteiro Rosset é premiado por projetos culturais com protagonismo de pessoas com deficiência

Danino Monteiro Rosset, Coordenador Estadual de Artes e Cultura da Federação das APAEs de MS (FEAPAES-MS) e Educador Social da APAE de Itaporã, foi premiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) através do Edital de Chamamento Público nº 02/2025 da Fundação de Cultura de MS. A premiação reconhece projetos que promovem a participação significativa e o protagonismo de pessoas com deficiência, independentemente de o proponente ter ou não deficiência.

Ao longo dos últimos 10 anos, Danino tem se dedicado a empoderar e integrar pessoas com deficiência através de diversas atividades culturais, como oficinas de teatro, dança, música e artes visuais, além de promover intercâmbios artísticos entre as Apaes do estado. Seu trabalho busca inserir a voz das pessoas com deficiência nos debates sobre políticas culturais e artísticas, defendendo a valorização da pessoa com deficiência em todos os espaços. Danino enfatiza a relevância de políticas públicas que se conectem com outras iniciativas de defesa de direitos ou seja integrada buscando sempre formas de dar protagonismo aos artistas com deficiência nessas ações.

"Estamos abrindo caminhos", afirma Danino, com entusiasmo. "Hoje, eles estão costurando, mas amanhã serão cenógrafos, estarão escrevendo literatura. Estamos construindo escritores, declamadores, poetas..." Para ele, a essência é fazer a sociedade enxergar a pessoa além da deficiência: "A pessoa é o que é, sem ser definida pela deficiência. Ela dança, ela canta, ela escreve. A sociedade precisa ter esse olhar para ela, sem focar na deficiência. Esse é o grande eixo do movimento: pessoa como pessoa, família como família."

A trajetória cultural de Danino é impulsionada pela crença no poder da arte e da cultura como ferramentas de transformação social e defesa dos direitos humanos da pessoa com deficiência. Um de seus primeiros projetos foi a criação de oficinas de teatro e arte na APAE de Itaporã, buscando integrar atividades artísticas ao cotidiano dos participantes.

A escrita do projeto que concorreu à premiação foi realizada por Gislaine Martins, Coordenadora Estadual da Assistência Social da Federação das Apaes de MS (FEAPAES-MS).

Comentários