Itaporã

Delegado da Polícia Civil de Itaporã alerta para casos de estelionato

Em Itaporã, três vítimas procuraram a Delegacia de Polícia Civil.

O Delegado da Polícia Civil de Itaporã, Dr. Rauali Kind Mascarenhas, em contato com a impresa local alertou sobre casos de estelionato em Itaporã, onde três itaporanenses procuraram a Delegacia após serem alvos dos golpistas. O golpe tem sido aplicado no município, bem como em regiões próximas, em Dourados é grande o número de vítimas.

Segundo o Delegado, o autor descobre o ciclo social da vítima, possivelmente através de redes sociais, coloca foto e nome da vítima em uma conta de WhatsApp, e cria uma situação para solicitar dinheiro emprestado dos amigos. Por serem geralmente valores relativamente baixos os amigos acabam depositando.

Ainda o Delegado explicou que o estelionatário tem utilizado o mesmo número para os golpes, sendo o contato (67) 9.9949-5289, mas é possível que o golpista tenha outros números. Devido ao código de área ser do MS, e considerando o número de vítimas de Itaporã e Dourados, é provável que haja envolvimento de pessoas da região.

Dr. Rauali alerta detalhes para não cair no golpe:

“Se você receber uma mensagem no WhatsApp do número (67) 9.9949-5289, ou mesmo de outro número desconhecido mencionando ser algum amigo, principalmente envolvendo dinheiro, é necessário confirmar essa identidade. Confira o contato anterior deste amigo que você deve ter na agenda, mande mensagem ou ligue para saber se é ele neste outro número. Não faça nenhum depósito sem confirmar a identidade e a situação e, principalmente, não forneça dados pessoais”.

Quanto às medidas que estão sendo adotadas pela Polícia Civil, o Delegado explicou:

“Nós pegamos os números das três contas bancárias que foram passadas para as vítimas depositarem o dinheiro e o número do telefone, pedimos ao judiciário a quebra dos dados bancários e dos dados telefônicos. A quebra dos dados bancários irá informar quem são os titulares das contas, quais as Agências e quais locais os dinheiros foram retirados, isso poderá individualizar o local que o autor estava no momento em que aplicava os golpes. Já a partir dos dados telefônicos será possível identificar o IMEI do aparelho celular e outros números de telefone que foram inseridos naquele aparelho”, finalizou.

Qualquer tipo de contato suspeito procure a Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis. O alerta é para que as pessoas fiquem atentas e não sejam vítimas destes golpes.

Informe a familiares e amigos para que não depositem dinheiro caso seja solicitado por uma conta aparentemente conhecida. Alguns golpistas chegam a clonar as contas de WhatsApp, por esta razão é importante que não seja realizado depósito do dinheiro sem uma confirmação de identidade. Outra dica é que as pessoas evitem acessar links desconhecidos fornecidos em grupos de Whatsapp, pois, alguns links são utilizados para tornar o aparelho vulnerável ao acesso dos golpistas e possibilitar a clonagem da conta.

Comentários