Itaporã

Escola Sônia Paiva de Itaporã é vencedora na etapa Estadual e 4ª colocada na etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola

O MPT (Ministério Público do Trabalho), divulgou os vencedores da etapa nacional da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola, que tem como objetivo premiar os trabalhos produzidos por alunos da rede municipal de ensino sobre os temas do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional

Comissão julgadora da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola selecionou os vencedores da etapa nacional do concurso, iniciativa do Ministério Público do Trabalho MPT que premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição.

Com foco nos temas “Combate ao Trabalho Infantil” e “Aprendizagem Profissional”, o prêmio deste ano abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de nove estados.

A ação é uma parceria entre o MPT, por meio de sua coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e as secretarias municipais de educação.

Para a procuradora do MPT e gerente nacional do projeto “Resgate a infância”, Cândice Gabriela Arosio, o objetivo de suscitar o debate nas escolas foi atingido. “A grande ênfase é fazer com que este tema chegue na ponta. Então, o principal objetivo foi alcançado”, declara. “E, pela qualidade dos trabalhos, podemos ver que os alunos estão realmente aprendendo e refletindo sobre os temas do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional”, completa a procuradora.

A coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, também reforça a importância do projeto. "Ao levar o tema do correto enfrentamento do trabalho infantil para o ambiente escolar, consegue-se atribuir um efeito expansivo ao debate nos ambientes familiares e comunitários, dando-se a devida importância e visibilidade à temática", diz a coordenadora. "Sem contar o trabalho de conscientização e empoderamento que é feito com as crianças e adolescentes, não só sobre os seus direitos, mas também acerca dos deveres e responsabilidade do Estado, da família e da sociedade para com a infância, a adolescência e a juventude", acrescenta.

Segundo a gerente nacional do projeto, os primeiros colocados receberão um tablet e terão custeadas a viagem para a solenidade de premiação no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília.

Acesse aqui o resultado do prêmio

A competição foi realizada dentro de dois grupos etários de alunos: alunos de 4º e 5º ano e alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em cada grupo, as crianças e adolescentes podem ser inscritos em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho; e curta-metragem. Os trabalhos submetidos foram realizados por mais de um aluno (grupos de 2 a 5 integrantes, a depender da categoria).

Neste ano foram inscritos trabalhos de 09 Procuradorias Regionais diferentes, sendo elas: Procuradoria Regional do Trabalho da 03ª Região (MG), PRT 04 (RS), PRT 07 (CE), PRT 08 (PA), PRT 09 (PR), PRT 15 (Campinas e região), PRT 19 (AL), PRT 23 (MT) e PRT 24 (MS).

A gerente de Educação Cristiane Terezinha, disse estar muito feliz e emocionada com o desempenho brilhante dos alunos da Escola Sônia Paiva, pelo resultado na 5º edição do Premio MPT na Escola 2019 - Etapa Nacional.

“Parabéns pelos trabalhos e pela dedicação de todos os envolvidos neste ano. Lembrando que os talentosos alunos da Prof. Eliana Brasil foram vencedores na categoria Curta-Metragem na Etapa Estadual/MS/2019, onde mais uma vez, agradecemos a dedicação da Direção, Coordenação, Professores e a parceria de todos os envolvidos”, disse Cristiane.

Assim que tomou conhecimento do resultado final, o prefeito Marcos Pacco, voltou a frisar que a Educação no município tem sido levada a sério em sua administração. “Estamos sempre valorizando aos nossos educadores, como também os nossos alunos, com excelência no ensino, merenda de qualidade e boas condições no aprendizado”.  

Vídeo Premiado - Clique aqui

 

Comentários