Itaporã

Hoje é o último dia do sinal analógico em Itaporã e em 5 municípios da região

Trabalho realizado pela Seja Digital envolveu 25 mobilizadores, 50 servidores e 14 antenistas, entre outros parceiros

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta quarta-feira, 9 de janeiro, o sinal analógico de TV será desligado Dourados, Caarapó, Itaporã, Vicentina, Douradina e Deodápolis. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV), liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários.

“Nosso trabalho foi desenvolvido em diferentes frentes, sempre tentando chegar a todas as comunidades, especialmente àquelas com maior dificuldade de acesso”, afirma o gerente regional da Seja Digital em Dourados, Yashi Miranda. “Nosso grande desafio foi mobilizar as comunidades indígenas, pois elas têm características culturais próprias e linguagem específica. Para nós, foi muito satisfatório ver que fizemos um trabalho importante para aquelas pessoas.”

As ações de mobilização social foram realizadas em diferentes bairros e comunidades da região. Mais de 150 ações aconteceram para que a população pudesse tirar dúvidas sobre como ter acesso ao sinal digital. Mais de 32 mil famílias agendaram e retiraram o kit digital, distribuído gratuitamente pela Seja Digital a beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal, e 14 antenistas realizaram mais de 7 mil instalações gratuitas dos conversores e antenas digitais.

O vendedor Maison Oliveira Souza, 30 anos, foi um dos beneficiados. Assim que soube que teria direito ao kit gratuito, fez o agendamento pelo 147 e retirou os equipamentos na semana seguinte. “Foi simples e fácil. Além de receber o kit, um antenista da Seja Digital ainda veio na minha casa para fazer a instalação”, afirma Maison. “A imagem da minha TV ficou muito melhor.”

Em parceria com as seis prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ação que contou com a apoio de pelo menos 50 servidores, capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico.

Entendendo o importante papel de multiplicadores que as crianças podem desempenhar neste processo, a entidade também realizou ações com alunos de escolas públicas. Foram 8 edições da Caravana da TV Digital nas escolas, que impactaram milhares de estudantes.

Já as Caravanas Digitais foram verdadeiros mutirões de mobilização realizados nos seis municípios da região, levando informação, fazendo agendamento e instalação de antenas e conversores nas residências.

Para facilitar o acesso da população aos equipamentos, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo, apoiando a realização de ações como o Feirão da TV Digital, que vendeu TVs, conversores e antenas com condições especiais. Foram cinco feirões realizados, com a comercialização de mais de 2,7 mil equipamentos.

 

Distribuição de kits gratuitos

 

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 24 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso ao sinal digital.

 

Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios tiveram o sinal analógico desligado até Janeiro de 2019.

Comentários