Itaporã

Itaporã: Conselho Tutelar está com novo número de telefone para atendimento à população

O novo telefone, (67) 99888-8996 está disponível para atendimento. Na oportunidade, as conselheiras falaram exclusivamente ao site diário Itaporã sobre suas atribuições e responsabilidades.

O Conselho Tutelar foi criado no dia 13 de julho de 1990, como resultado da Lei 8.069, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um órgão público, que visa a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, implantado no ano de XXX no Município de Itaporã, que no total elege a cada dois anos, cinco conselheiras e cinco suplentes, com funcionamento 24 horas por dia, podendo ser acionados por delegacias, hospitais, estabelecimentos de ensino, unidades de saúde, denúncias da sociedade, solicitações de outros conselheiros de outras cidades, averiguações e visitas, por diversos órgãos da rede de proteção, sendo assim uma grande demanda de atendimentos externos, na qual o Conselho contém um veículo próprio fornecido pela prefeitura de Itaporã, para atender a população que conta com cerca de vinte e cinco mil habitantes e também de atendimentos realizados na sede do Conselho Tutelar.

Simone Aparecida Evelyn F. Silva Flores, Rosimar Rosa de Mello, Bruna Vieira de Oliveira, Luciana Machado Benites

No momento o conselho tutelar esta funcionando das 07:00 horas as 11:00 horas de segunda a sexta horário esse denominado  (devido a pandemia), mais regime de plantão.

 Atualmente as conselheiras Simone Aparecida Evelyn F. Silva Flores, Rosimar Rosa de Mello, Bruna Vieira de Oliveira, Luciana Machado Benites, e Janaina Thomaz Gregorini, conselheiras estas eleitas na última eleição no ano de 2019.

Simone Aparecida Evelyn F. Silva Flores

Simone foi escolhida pelas demais conselheiras para ser presidente do Conselho tutelar, a mesma destaque este e seu segundo mandato como Conselheira, vem desempenhando seu trabalho de forma significativa, dentro de suas possibilidades, mencionando que o Conselho Tutelar e os demais órgãos precisa trabalha em rede para que o trabalho seja desempenhado com êxito, e a importância do Conselheiro exercer sua profissão com dedicação, compromisso e amor, alcançando maiores resultados devido à grande demanda.

O Conselho Tutelar atende crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos, atende queixas, reclamações, reiniciações, e solicitações, exerce a função de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar, e acompanhar os casos, aplicando assim medidas protetivas.

Tendo assim diversas atribuições, atendendo cerca de três a cinco familias diariamente, sendo que uma das maiores demandas seria, requisitar para serviços públicos vagas em creches, serviços na área da saúde, da assistência social.

Em conversa com as conselheiras de Itaporã, foi relatado ao site Diário Itaporã a importância da população estar ciente das atribuições do Órgão, principalmente os meios de comunicação, contribuir na divulgação no telefone de plantão do Conselho Tutelar que agora passa a ter um novo número entre outros.

Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção das crianças e adolescentes, sendo estas: violência física, ou emocional.

As Conselheiras destacaram que todo e qualquer cidadão pode acionar o conselho tutelar através de denúncia anônima, pelo numero de telefone (67) 99888-8996 e também através do disque 100, na qual as conselheiras de plantão o mais rápido possível iram averiguar a situação e tomar as devidas providencias, em prol da solução satisfaria do problema.

Para maiores informações o Conselho tutelar fica localizado na rua: Pedro Celestino Corrêa da Costa, 230, centro Itaporã – MS, em frente a praça São José.



 

Comentários