Fazendo a diferença

Jader, um deficiente visual que é exemplo de superação (veja vídeo)

Por: Rogério Crespo

O dia 13 de dezembro foi um dia especial para muitos deficientes visuais. Neste dia se comemora o Dia Nacional do Cego, sendo considerado por muitos como um dia para celebrar as conquistas e superar as barreiras do preconceito.

Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010.

Andar pelas ruas, pegar um ônibus e até comer são gestos simples para a maioria das pessoas, mas pode se tornar difícil para quem possuí algum tipo de deficiência visual. Apesar das dificuldades, muitos deficientes superam os preconceitos e seus limites, mostrando ser capaz de dar a volta por cima e vencer os desafios.

Como é o caso de Jader, um exemplo de pessoa, que não permitiu que sua deficiência o impedisse de viver. Além de fazer algumas imitações, faz arranjos no violão, toca contrabaixo, e teclado desde 1994.

Humilde, guerreiro e batalhador, Jader que reside na cidade de Sidrolândia-MS, faz parte de uma dupla e toca aos finais de semana.

O vídeo abaixo foi enviado por um colaborador do site Diário Itaporã, o qual sentiu vontade de divulgar o talento deste guerreiro.

Comentários