Itaporã

Morre na Alemanha um dos idealizadores do Projeto Porciúncula em Itaporã

Faleceu quarta feira 13 de abril, na cidade de Saugal- na Alemanha, Bernd Petasch, um dos membros da equipe de alemães que deram início em 1990 na construção de um conjunto habitacional para abrigar famílias de Itaporã, local conhecido como Projeto  Porciúncula.

Ao receber a notícia  da morte do benfeitor, o prefeito Marcos Pacco emitiu nota à imprensa externando seus sentimentos em relação à perca da grande figura humana que foi Bernd Petasch. “O mundo perdeu um dos grandes seres humanos que já habitou por esta terra. 

Desde o inicio do Projeto Porciúncula, estive presente acompanhando todos os passos desta magnifica obra humanitária que surgiu através da efetiva intervenção do Frei Erico Hens. Lembro com saudade quando a convite do Frei Érico estivemos visitando a Alemanha na cidade de Saugal, berço da grande força tarefa de homem que não mediram esforços para tornar realidade a ideia.  Acompanhamos todo o trabalho com a participação dos irmãos da Alemanha, do Frei Erico  e agentes públicos de nossa cidade. 

Neste momento nos faltam palavras e sempre vão faltar para agradecer os feitos desses nossos irmãos em especial o Bernd Petsch, que foi entre eles uma figura importante dentro do proposito de trazer alegria, conforto e sobretudo amor por cem famílias de Itaporã.  Itaporã está de luto, vivemos neste momento a tristeza pela partida de um grande homem, que deixa seu nome escrito na história, como um grande benfeitor da humanidade.  

Veja a nota de Pesar, do prefeito Marcos Pacco                                            

                                                      
Nota de Pesar;

Cumpre-me representar toda a população de Itaporã, neste momento em que somos tomados por um profundo sentimento de perda pelo falecimento do nosso Amigo/Irmão, Bernd Petasch.

Com muita tristeza externamos nossa   solidariedade, rogando a Deus que conforte os  familiares e amigos deste grande homem, que ajudou a encurtar a distância entre Itaporã-Brasil a Saugal-Alemanha. 
Homem de grande caráter,  com senso humanitário, sobretudo, um admirável bem feitor da humanidade, Bernd Petasch estará pra sempre nos corações do povo Itaporaense pela magnitude de sua ação em nossa terra. 

A comunidade Porciúncula  criada  em 1990 em Itaporã, é um marco histórico em nosso município, e por sua   magnitude jamais será esquecida por esta e por gerações vindouras. Bernd Petasch foi um dos nossos irmãos alemães, que atravessaram o oceano para trazer conforto, dignidade e bem estar para cem  famílias de nossa cidade. 
Tivemos a grata satisfação de conhece-lo e sermos honrados com sua presença em nosso país, mais propriamente em nossa cidade de Itaporã. 

Somos gratos e estendemos nossa gratidão ao Frei Erico Hens que através de sua efetiva participação, no envolveu nesse maravilhoso e abençoado intercambio entre  Itaporã-Brasil  e Saugal-Alemanha. Através dele conhecemos a figura digna e honrada de Bernd Petasch. 
Hoje choramos a perca de um grande ser humano que já não está mais entre nós , porém, as  ações  de Bernd  estão gravadas para sempre no livro da história e no coração daqueles que foram beneficiados por sua generosidade. 

Vai com Deus Bernd,  o seu lugar já está reservado no reino da glória. Nos resta ficar    aqui no outro lado do mundo, cobertos pelo  o véu da tristeza, com nossos corações em  luto, mas com  a firme certeza de que você esta em um lugar maravilhoso, isso nos  conforta.  

Obrigado por tudo, Itaporã será eternamente grato pela sua ação solidária, seu desprendimento como ser humano e sua admirável capacidade de amar o próximo sem fronteiras.” 
Marcos Pacco – Prefeito de Itaporã- Mato Grosso do Sul - Brasil

Comentários