ITAPORÃ

Município de Itaporã agora tem serviço do Procon

O município de Itaporã agora tem serviço do Procon para atender sua população. A prefeitura de Itaporã, através de sua Procuradoria Jurídica, entregou oficialmente na última sexta-feira (29), a sala do Procon que ficará instalada no Terminal Rodoviário da cidade.

Segundo dados, há em torno de aproximadamente 300 denúncias de consumidores itaporanenses no Procon de Dourados, que a partir de agora não precisarão se deslocarem até Dourados, para cobrar seus direitos.

A sala do Procon em Itaporã disponibilizará atendimento diariamente das 07h às 13h, contando com um coordenador e um auxiliar jurídico para orientação aos consumidores. PROCON ITAPORÃ - Sala 06 – Terminal Rodoviário de Itaporã. Mais informções: (67) 3451-1028

O PROCON tem como objetivo a proteção dos cidadãos em todas as relações de consumo descritas no Código de Defesa do Consumidor - Lei Federal 8.078/90.

Orientações do Procon aos consumidores

  • Peça a nota fiscal ou o contrato de prestação de serviços na hora da compra ou contratação. Em caso de objetos de maior valor, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, também é necessário exigir o Termo de Garantia que contenha validade do produto, tempo de garantia e número da nota fiscal;

  • Na hora da compra, a orientação é verificar possíveis defeitos e problemas na própria loja, uma vez que depois da aquisição de um produto o estabelecimento não tem obrigação de trocar ou receber de volta a mercadoria;

  • Para reclamar eventuais problemas junto ao Procon, leve a documentação que possa comprovar o problema. Cuidados na hora de comprar pela internet

A Diretora lembra os consumidores que para se evitar problemas, é importante verificar se o site apresenta dados da empresa, como CNPJ, razão social, pelo menos três contatos telefônicos.

Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via fone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós venda.

Ficar atento aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos é muito importante, como também a análise da reputação do site.

Cuidados na compra de alimentos

Fique atento às informações da embalagens do produto, veja a data de fabricação e prazo de validade. Se você só notar o problema quando chegar em casa, tome as seguintes providências:

  • procure o estabelecimento onde foi feita a compra;

  • apresente a nota fiscal ou ticket e exija a troca ou peça seu dinheiro de volta;

  • se o fornecedor não quiser trocar o produto, envie uma reclamação por escrito ao estabelecimento em que comprou o produto;

  • peça ajuda ao Procon;

  • se você se sentir mal, com intoxicação, após consumir um alimento estragado, procure imediatamente um médico;

  • guarde as receitas que o médico passar e os comprovantes de despesas e, assim que puder, entre em contato com a Vigilância Sanitária. Informe com detalhes, qual o alimento suspeito, onde você o comprou e a hora que comeu ou bebeu;

  • a declaração dada pela Vigilância Sanitária servirá como prova, caso você recorra à Justiça.

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