ENTREVISTA

O desafio de ser fotógrafo nos dias de hoje, com Wesylle Silveira

Por: Rogério Crespo

Com o acesso fácil às novas tecnologias e equipamentos de fotografia digital, muitos aspirantes a fotógrafos tem surgido. Já dizia o quadro Super Sincero do Fantástico, que para ser fotógrafo basta ter uma câmera digital. Mas nós sabemos que a coisa não é bem assim!

O surgimento da tecnologia digital consolidou definitivamente a inevitável popularização da fotografia, hoje presente em aparelhos multifuncionais como os smartphones, permitindo que virtualmente qualquer um possa se tornar fotógrafo. E aí nasce o problema; como qualquer um pode, todos acham que o são. Por outro lado, para muitos a fotografia massificada não é problema, e sim solução.

Com essa avalanche de novos fotógrafos, surge algo que começa a assustar todos aqueles que estão há muitos anos na área: a concorrência. Durante uma de nossas abordagens, o Diário Itaporã perguntou:

O que diferencia, hoje, um fotógrafo de outro, considerando que a cada dia parece brotar, do nada, mais um “profissional” no mercado?

Para o fotógrafo itaporaense Wesylle Silveira, a resposta para essa pergunta depende dos critérios utilizados para definir se alguém é fotógrafo ou não.

“Se aplicarmos o termo “fotógrafo” a qualquer pessoa que seja um operador de máquina fotográfica, teremos algumas dezenas de pontos que poderíamos usar para diferenciar um de outro. Começando por equipamento, formação, conhecimento técnico, experiência, estilo, nicho, etc. No entanto, se reduzir essa classe de pessoas a alguém que é capaz de transmitir uma mensagem, um sentimento ou contar uma história através do processo fotográfico, a resposta se torna muito diferente”, explicou Wesylle.

Diferente de muitos fotógrafos, Wesylle nunca sonhou em trabalhar com fotografia. Muito menos em se apaixonar por ela. “Sempre gostei de arte. Estudei um pouco de Design, Música, sempre gostei de desenhar”, destacou o fotógrafo.

Wesylle é neto de Franciso Santana, que há 50 anos trouxe a alegria da Fotografia para Itaporã. Ele é Designer Gráfico e morava no Rio Grande do Sul e a convite do avô decidiu se mudar para Itaporã. Hoje, completando três anos trabalhando com Francisco, Wesylle decidiu assumir definitivamente o Studio Santana.

“Certo dia, apareceu a oportunidade de trabalhar com fotografia. Na época, eu não tinha nada a perder. E, seria uma maneira de ganhar algum dinheiro. Depois do terceiro mês, não conseguia pensar em outra coisa. Só lia, assistia, ouvia e pensava sobre fotografia. Técnicas, equipamentos e experiências. Até que se tornou um vício”, conta Wesylle.

Foco e Competência. É neste caminho que Wesylle vem se destacando no mercado fotográfico de Itaporã e Região. Dedicado a realizar seu trabalho principalmente com o público infantil, o fotógrafo entende o universo dos pequenos e faz tudo acontecer naturalmente, sem forçar ou invadir o espaço deles.

Questionado pelo Diário Itaporã sobre: Como se manter no circuito deste “comércio” competitivo, se o coleguinha que abriu mais um estúdio ali na esquina está cobrando menos da metade do valor cobrado por você?

Para Wesylle o diferencial entre os fotógrafos é o olhar e não o preço ou outra coisa.

“Se o coleguinha está cobrando menos que eu, pode estar acontecendo duas coisas: ou o trabalho dele é inferior e vale menos, ou ele é tão bom quanto o meu, mas não sabe valorizar. O problema do preço não é tão grande assim porque os meus clientes não fotografam comigo pelo preço, mas pelo meu trabalho”, afirmou o fotografo.

Acredito que, para Wesylle, fotografar crianças é sempre um desafio, pois são personalidades diferentes, umas são calminhas e adoram “brincar de modelos”, outras são tão ativas devem ficar pulando e correndo o ensaio inteiro. Sabemos que muitas crianças não se sentem à vontade na frente das câmeras, tudo bem, são crianças! Ao contrário do que muitos imaginam, não precisamos somente de poses e dentes a mostra para conseguirmos boas fotografias.

Para isso, Wesylle administra cada momento com muita naturalidade e adota um perfil discreto, para cliks espontâneos, e acredite, o resultado é surpreendente!

Para o fotógrafo, Portinari, Picasso, Monet, Da Vinci e outros, não se tornaram grandes artistas pela marca de tinta e pincel que usavam, ou a técnica como coloriam as suas telas. Muito menos pela sua formação ou posição social. Foram grandes artistas pelo modo como viam o mundo. Cada um criou o seu “estilo” baseado nas suas experiências, modo de vida, ideologia e relações sociais.

“Tudo isso faz com que olhemos o mundo de maneira diferente uns dos outros. E na fotografia funciona da mesma maneira. O que nos diferencia é a nossa vida, nossas paixões, histórias, experiências, relações, etc. Tudo isso é automaticamente transmitido através da fotografia. Equipamentos, técnicas e softwares são apenas ferramentas que podemos utilizar para atingir um objetivo maior. Tudo isso me leva a pensar: Será que posso me considerar um fotógrafo”? Concluiu o jovem Wesylle Silveira.

Com o intuito de saber o motivo que tem levado muitas pessoas a procurar pelo trabalho deste profissional, o Diário Itaporã entrevistou algumas de suas clientes e perguntou:

Por quê vocês escolheram o Wesylle?

“Escolhemos ele devido ao belo trabalho que ele faz com bebês recém nascidos, vimos as fotos dos Newborn e nos interessamos, pela diversificação das fotos, que são muito criativas... Achamos ele um ótimo profissional e assim continuamos a ir lá tirar fotos todos os meses. Aqui em Itaporã não tem profissionais tão bem capacitados como ele”.

Melissa Maria Migotto Bigatão

“Conheci o Wesylle através de indicação de amigos e após ver seu trabalho gostei muito, principalmente das fotos com os bebês. Além de lindas, ele tem um jeito muito carinhoso de lidar com as crianças. Outra coisa que me chamou a atenção foi o preço que achei convidativo”.

Estela Jany Lopes Rojas

“Eu vi as fotos que ele fez por alguém que postou no Facebook e me interessei, pois achei um que ele tinha umas ideias inovadoras para tirar fotos de bebê e após ver seu trabalho constatei que as fotos ficam maravilhosas e fora a paciência que ele tem para com os pequeninos”.

Fabiana Tutija

“Escolhi o Wesylle por que vi os trabalhos dele e gostei muito. Vejo que ele leva muito jeito com as crianças e ele tem um carinho muito especial, tem o dom mesmo. Fica perfeita as fotos que ele faz”.

Maria Luiza De Azevedo Chaves

“Escolhi o fotografo Wesylle Silveira por que ele faz um ótimo trabalho com as crianças e com outras pessoas. Gostei muito do trabalho dele quando fui ao Studio Santana contratar um fotografo para tirar as fotos do aniversario do meu filho de 1 aninho. Foi assim que eu conheci o grande trabalho dele. Ah! Indiquei ele para várias amigas”.

Edineia Oliveira

“Bom conheci primeiro o avô dele que é um excelente profissional, e pelo tempo que ele trabalha, ou seja cinquenta anos não é pra qualquer um! O Wesylle eu conheci pelo Facebook, onde vi os trabalhos dele e gostei muito. Fiz as fotos de quando eu estava gravida com ele e já o contratei pra fazer as fotos da minha filha Laura de todos os meses. Só tenho elogios para ele, muito pontual, cuidadoso, sabe o limite da criança, pois tirar fotos de bebê não é fácil. Sempre que volto lá ele tem sempre novidades”.

Elenice Souza

Com foco nas caras e bocas, olhares, brincadeiras e com toda paciência que a garotada merece, o Studio Santana encanta com lindos registros e cada momento se tornará para sempre especial. Tendo agora Wesylle a frente dos trabalhos, o Studio Santana não economiza na criatividade, buscando sempre inovar, oferecer soluções e se aperfeiçoar a cada trabalho. Sempre aliados a parceiros que fornecem produtos de altíssima qualidade e o que há de mais moderno no seguimento fotográfico.

Comentários