Itaporã

Prefeito Marcos Pacco firma acordo e indígenas desbloqueiam MS-156

Após 3 horas de intensa negociação o  prefeito de Itaporã Marcos Pacco conseguiu firmar um acordo com as lideranças indígenas para o desbloqueio da MS 156 Itaporã/Dourados.  No local  estava acontecendo o bloqueio realizado pelas lideranças indígenas como forma de  protesto, devido à falta do transporte para os universitários. 

Apesar de Itaporã não ter nada a ver com este impasse entre a comunidade indígena e a prefeitura de Dourados, Marcos Pacco  ouviu as lideranças,  e externou que  a população de Itaporã sofre diretamente com o bloqueio, haja vista, que o fluxo de Itaporaenses que utilizam a rodovia para trabalhar, estudar, pessoas que precisam de atendimento médico dentre outras é muito grande. 

No inicio das negociações as lideranças pediram a intervenção do prefeito na abertura de um novo diálogo com a prefeita de Dourados, porem, o prefeito Marcos Pacco reiterou que não podia mediar este impasse pelo fato do problema estar instalado em Dourados e isso seria até desrespeitoso com a gestão da prefeita Delia Razuk. Pacco não questionou a legalidade do movimento mas expôs as dificuldades que os Itaporaenses passam com esta manifestação. 

Após um longo período de conversações, em que esteve presente também o secretario de educação do município de Dourados, o prefeito Marcos Pacco se comprometeu em destinar um ônibus para atender a demanda do  transporte do indígenas por um período de 30 dias até que a prefeita Delia coloque os ônibus em condições. Durante as negociações o secretario de educação de Dourados pediu 5 dias de prazo para regularizar os ônibus, porem o prefeito Marcos Pacco se comprometeu em doar o transporte por 30 dias prazo suficiente para que tudo seja resolvido pela prefeitura de Dourados. 

Por outro lado o   prefeito Marcos Pacco conseguiu marcar uma audiência segunda feira com o deputado federal Beto Pereira , onde  Pacco irá acompanhado de 3 lideranças indígena para que  junto ao parlamentar  consiga  um ônibus para ficar fixo na aldeia e  atender a demanda do transporte universitário dos indígenas. 

Vale lembrar que com a chegada do prefeito Marcos Pacco no local da manifestação, diversos órgãos de imprensa , o presidente da OAB de Dourados Alexandre Mantovani representando a prefeita Delia Razuk ,  e demais lideranças politicas se deslocaram até a reserva indígena. Com esta iniciativa e o comprometimento de se reunir com o secretário de educação de Dourados amanha pela manhã e firmar o acordo, o prefeito ainda conseguiu uma audiência  com o deputado Beto Pereira  nesta segunda feira em  Campo Grande onde pretende adquirir junto ao parlamentar um ônibus para ficar definitivamente na reserva indígena a disposição pra o transporte estudantil.

 

Comentários