Serviços Urbanos

Prefeitura de Itaporã lança projeto de setorização de coleta de entulhos

A Prefeitura de Itaporã por meio da Gerência Municipal de Serviços Urbanos estará atendendo a coleta de galhos de árvores e entulhos de forma setorizada, a partir de 01 de Abril de 2015. Todos os moradores receberão em suas residências o Mapa de Coleta de Entulhos, que informa detalhadamente o dia de recolhimento em cada bairro ou distrito.

A ação será desenvolvida semanalmente em quatro regiões do município. O objetivo é manter as vias públicas limpas, livres de restos de podas domésticas e outros tipos de materiais.

A coleta setorizada será coordenada pela Gerência Municipal de Serviços Urbanos e permitirá a retirada de todo material de origem vegetal oriundo de poda doméstica (galhos e restos de podas domésticas, grama, plantas, entulhos etc.).

Seguindo o Cronograma Mensal de Coleta, elaborado pela Gerência Municipal de Serviços Urbanos, Gerência Municipal de Meio Ambiente e Gerência Municipal de Administração e Gestão, o serviço acontecerá de forma setorizada e com dimensionamento a atender plenamente as demandas domiciliares e comerciais do município, a fim de garantir um maior nível de limpeza da cidade e a otimização dos serviços realizados.

A fiscalização será através do Departamento de Vigilância Sanitária, ligada a Gerencia Municipal de Saúde Pública, que conta com Médico Veterinário, Diretor de Vigilância Sanitária e Agente de Fiscalização, que irão trabalhar em conjunto, orientando a população, aplicando quando necessários as punições necessárias para o cumprimento da lei.

O Projeto Setorizado torna-se eficaz quando todos os moradores cooperam e entendem que “Cidade Limpa é Responsabilidade de Todos”.

Cronograma de Coleta de Entulhos

Setor 01: Dias para coleta e recolhimento: 01 a 07 de cada mês. Locais: Jardim Bromélia, COHAB, Vila União, Jardim Santa Maria, Antonio Rodeline, Jardim Vale Verde, Jardim Santa Terra.

Setor 02: Dias para coleta e recolhimento: 08 a 14 de cada mês. Locais: Centro, Bairro Lagoa, Jardim São José, Jardim José Roque, BNH, Pioneira I e II. Cristo Rei, Jardim Santa Cruz, Jardim São bento, e parte do Jardim Bom Jesus.

Setor 03: Dias para coleta e recolhimento: 15 a 20 de cada mês. Locais: Irmã Daniela, Complexo Esportivo, Porciúncula, Jardim Girassol, Jardim Portugal, Jardim das Palmeiras, Jardim Nova Era, Jardim Vitória, Bairro João Rodrigues de Freitas, Parque João de Deus, Parque de Exposição e DT. Industrial.

Setor 04: Dias para coleta e recolhimento: 22 ao dia 30 de cada mês. Locais: Parte do Bairro Bom Jesus, Vila Coemat, Jardim Ipanema, Jardim Copacabana, Bairro Pedra Bonita, Distrito Carumbé, Distrito Montese, Distrito Piraporã e Distrito Santa Terezinha.

A Lei Complementar 073/2014 estabelece normas para a manutenção da limpeza pública em Itaporã. A Lei prevê multas pesadas para quem infringir as regras, acumulando lixo e materiais inservíveis nas vias públicas e nos imóveis do município.

Siga corretamente as instruções para a coleta de resíduos inservíveis, ajude-nos a manter a cidade sempre limpa e agradável para todos, é a prefeitura levando qualidade de vida para todos.

O que é considerado entulho?

É considerado entulho os resíduos de oficina não poluentes, sucatas e cacarecos, restos de materiais de construção de obras, ou demolição, restos de madeira em geral, embalagens, vasilhames, terras, móveis e eletrodomésticos, galhos e troncos de árvores oriundos da limpeza de jardins e quintais particulares.

Multas

O valor da multa por jogar entulho fora do prazo é de quatro UFM (R$ 141,00). O valor da multa do terreno baldio é de quatro UFM (R$ 141,00). Valores válidos de Janeiro a Dezembro de 2015. Ressaltando que a multa, no caso de terreno baldio, não isenta o proprietário ou locatário dos serviços a serem realizados para a limpeza do terreno, sendo que os valores serão calculados quanto a prestação dos serviços para a limpeza do mesmo e repassados ao infrator, podendo o mesmo ser inscrito na dívida ativa do município.

“FAÇA SUA PARTE – EVITE MULTAS”

Comentários