Itaporã

PROCON de Itaporã fará treinamento do SINDEC

Com objetivo de requerer o treinamento do SINDEC- Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, diretores do PROCON de Itaporã, realizaram uma visita institucional ao PROCON (MS) na capital do estado. Com esta iniciativa, a unidade de Itaporã busca uma maior integração no sistema de informação do órgão, sobretudo, fortalecendo o relacionamento harmonioso entre fornecedores e consumidores.

O sistema visa garantir maior transparência nas relações de consumo, agilizar e aprimorar o atendimento aos consumidores e integrar informações, possibilitando a formação de um banco de dados unificado.

O SINDEC é um sistema informatizado do Ministério da Justiça que permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Todo esse trabalho harmônico e articulado entre os Procons geram informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do SINDEC no âmbito do Ministério da Justiça.

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. Atualmente, o SINDEC consolida informações à Procons, em 26 Unidades da Federação.

Para o superintendente do PROCON-MS, Marcelo Salomão, que gentilmente recebeu a equipe de Itaporã, é importante que haja essa aproximação dos Procons Municipais com o Estadual para melhor integração das atividades e melhoria do atendimento prestado à população na solução de conflitos nas relações de consumo.

O PROCON de Itaporã foi criado há seis meses e já conta com aproximadamente trinta processos administrativos e 100 atendimentos somente nesta gestão.

Vale lembrar que a instituição encontra-se em funcionamento no prédio da Rodoviária de Itaporã, e está aberto para informações e orientações.

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