ALERTA

Saúde de Itaporã faz alerta máximo sobre proliferação de escorpiões na cidade

Na tarde da última terça-feira (28), duas crianças deram entrada no Hospital Municipal de Itaporã, após serem picadas por escorpiões no momento em que brincavam em suas casas na região central da cidade. Com mais estes dois casos registrados, a gerência de saúde faz uma alerta para que a população mais do que nunca, procure conservar limpos os quintais, jardins e terrenos baldios. 

Devem ser eliminadas pilhas de tijolos armazenadas de qualquer jeito, telhas, madeiras, restos de material de construção, entulhos, garrafas ou qualquer objeto que sirva de abrigo para esses animais. Os moradores devem tomar cuidado tampando ralos, vedando frestas, buracos, vãos e fendas existentes em suas residências. É importante também manter limpas garagens e dispensas, além de conservar o lixo em sacos plásticos ou recipientes fechados com tampa.


O período do verão, entre os meses de dezembro e março, exige maiores cuidados, pois, o tempo quente e chuvoso, é ideal para o aparecimento desse animal peçonhento. Os pais das duas crianças que foram picadas agiram rapidamente prendendo um escorpião dentro de um vidro e rapidamente conduziram as crianças ao hospital, onde receberam os procedimentos médicos. 


Os relatos dos pais são de que no local do acidente havia vários escorpiões e as crianças após serem picadas sentiram dor intensa. No hospital municipal de Itaporã, foi constatado que elas foram picadas pelo escorpião amarelo, acidente que pode ser classificado como situação não tão grave. Porém, há situações que indicam sinais de gravidade e correr contra o tempo se torna primordial. Se além da dor no local apresentar dor abdominal, acompanhado de náuseas e vômitos, deixa de ser um acidente passando de moderado a grave. Vale lembrar que a picada do escorpião negro pode ser fatal.

É preocupante a proliferação deste animal peçonhento em Itaporã, e somente com limpeza de quintal é possível eliminar os focos, uma vez que o bicho é resistente a inseticida. Caso já tenha visto um escorpião nas proximidades da residência, a recomendação é trocar os ralos simples por ralos com tampa. Outro cuidado simples que pode auxiliar na prevenção é jogar água sanitária nos ralos, inclusive das pias de banheiro e cozinha, pois o produto espanta o escorpião. 

Outros cuidados essenciais: sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões; afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão.

Comentários