Itaporã

Saúde de Itaporã inicia semana com carreata em alerta a proliferação do Aedes Aegypti

A Prefeitura de Itaporã através da Gerência Municipal de Saúde e Comitê Municipal de Combate á realizou na manhã desta segunda feira (03) uma carreata de conscientização sobre a necessidade do combate ao vetor AEDES aegypti. Esta ação foi de forma incisiva e em tom de alerta extrema, dado aos preocupantes números da doença registrada em Itaporã nas últimas semanas. A carreata foi realizada em todos os bairros e centro da cidade, com a presença de um carro de som, acompanhado por agentes de saúde, agentes controle de endemias, coordenadora de atenção básica Fabiane de Paula, entre outros agentes do sistema de saúde apoiados pela policia militar. Foi uma alerta a população sobre a proliferação do Aedes Aegypi, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, uma vez que nas últimas semanas foram confirmados 180 casos da doença.

Para Itaporã estes números geram extrema preocupação a ponto de ligar o alerta vermelho e conclamar toda a população para participar efetivamente do combate.  O comitê de combate está se articulando numa grande corrente de conscientização, que também se estende aos órgãos de imprensa, divulgação nas redes sociais, entre outros. O alerta surge como um apelo para a comunidade no sentido de promover mudanças de hábitos para a erradicação do vetor no município.

O gerente de saúde Wilson Dias e o coordenador de endemias Gilberto Linhares reiteraram a extrema necessidade de toda a população entrar nessa guerra. Segundo o coordenador do DECOE Gilberto Linhares, este período do ano é o momento em que devemos tomar muito cuidado com o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas fossas abertas, etc. “Vale ressaltar que Departamento de Controle de Endemias realiza o bloqueio químico (passagem de veneno), mas sem a ajuda da população, todo o trabalho é em vão”.

Comentários