Itaporã

XIII Feira de Ciências, Cultura e Conhecimento da Escola Rodrigues Alves

Por: Rogério Crespo

Com objetivo de despertar nos alunos a busca da informação para a produção de conhecimento a partir dos assuntos determinados por cada área de estudo, a Escola Estadual Rodrigues Alves realizou no último dia 14 de novembro, a XIII Feira de Ciências, Cultura e Conhecimento“O Conhecimento numa perspectiva multidisciplinar”.

Alunos do ensino fundamental e médio e dos cursos técnicos contribuíram em projetos de estímulo ao conhecimento que tornaram o ambiente escolar mais criativo, além de despertar o interesse pela pesquisa. Temas como Fotografia, Som e ondas, Releitura e Retrato, A evolução da Arte no Mundo, Literatura de Cordel Pantanal o Nosso Orgulho, Teatro de Manoel de Barros, entre outros assuntos, foram expostos e apresentados pelos próprios alunos.

Para a Diretora da escola, Célia Regina Frota, a Feira insere a prática da pesquisa no cotidiano escolar. “A atividade quer o aluno como um produtor de conhecimento e não só como expectador do mesmo, estimulando-o a aprender a aprender”, explica Célia.

As escolas de uma forma geral elaboram atividades a serem desempenhadas com o objetivo de realizar o ato de educar o aluno. Na prática, muitas vezes as atividades que deveriam estar voltadas para a formação integral do aluno, não recebem a verdadeira valorização.

Sirmone Spessoto, diretora adjunta disse que a atual metodologia de ensino estimula que o aluno memorize o conhecimento sem questioná-lo. “Isso o torna apenas um receptor de conhecimento e não em um ser pensante o que, desestimula o estudante a buscar o conhecimento”, destaca.

A importância da Feira para a comunidade escolar é imensa e a produção do saber científico é uma etapa de crescimento para a educação dos itaporaenses. A necessidade de professores, alunos e membros das comunidades escolares por novas formas de compartilhar conhecimento resultaram na criação dessa atividade que pretende contribuir para a busca pelo saber científico.

A Professora Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiaticos, Joyce Faria, ressalta que as exposições que foram realizadas no evento, quando consideradas interessantes pelos seus espectadores, estimulam a troca de conhecimentos e muitas vezes quando visitadas por empresários, esses utilizam as informações passadas pelos participantes adaptando-as às suas necessidades.

Segundo Elen Campos Caiado, Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia da Equipe Brasil Escola, o incentivo à realização da feira de ciências deve ser sempre mantido e que quanto mais participar, mais seus conhecimentos e experiências irão se acumular, propiciando cada vez mais o sucesso escolar.

Clique AQUI para ver mais fotos

Comentários